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Córrego Azul
Aracanguá
Saint Martin
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ramal de Lussanvira-1950
OESP - 1928
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Noroeste do
Brasil (1909-1961) |
ARACANGUÁ
Município de Araçatuba, SP |
Linha-tronco original - km 321,255
Ramal de Lussanvira - km 40,941 |
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SP-0934 |
Altitude: 294,666 m |
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Inauguração: 01.05.1909 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Lussanvira, era parte do tronco da Noroeste até pelo
menos 1940, quando a variante mais ao sul foi terminada, ligando Araçatuba
a Jupiá. O trecho foi abandonado por passar por uma zona de
malária muito intensa, onde prevalecia o impaludismo, causando
problemas para os ferroviários e moradores da região.
Nesse ano, o trecho entre Lussanvira e Jupiá foi suprimido,
pois era o que apresentava piores condições para tráfego
e povoamento. Em 1961, o ramal foi definitivamente extinto e todo
o trecho junto a Lussanvira, incluindo a própria estação,
foi submergido pela construção da represa de Três
Irmãos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Aracanguá foi aberta no tronco da Noroeste em 1909.
Diz a história que a estação foi construída
em região de mata virgem, à margem sul do Tietê,
a poucos metros da foz do rio Aracanguá. Este denominou
a estação, e esta, a região à sua volta.
"(...) No km 322, a estação de Aracanguá,
colocada bem à margem do rio Tietê; daqui para a frente
até Itapura o traçado acompanha de perto o curso do
rio Tietê" (Breve Histórico sobre a E. F.
Noroeste do Brasil, Sylvio Saint Martin, junho de 1913).
Os primeiros imigrantes que ali chegaram cruzaram o rio Tietê
e se fixaram ao norte dele, dando origem a cidades como o hoje município
de Santo Antonio do Aracanguá, que importou o nome
da estação.
Em 1941, a estação passou a fazer parte do ramal
de Lussanvira.
A estação foi desativada em 1961 com o ramal. Segundo
as informações obtidas, nada resta hoje da antiga estação.
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1909
À ESQUERDA: Entrega de parte do ramal em meados
de 1909 (OESP, 1909).
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1909
À ESQUERDA: No início das obras da variante
para Itapura, a estação de Aracanguá
já estava condenada. Era ela a última a qual
o trem podia chegar nas constantes inundações,
mas, estando no trecho que iria ser substituído, seria
extinda também (O Paiz, 13/5/1909).
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1910
À ESQUERDA: Houve que se refazer as estações
de Aracanguá, Anhangaí e Bacury em junho de
1910, bem como pontes e casas de turma nesse trecho do ramal
em meados de 1910 (OESP, 9/6/1910).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1909 a 1962.
Ao lado, saiba mais sobre o ramal de Lussanvira - clique sobre
a foto ao lado para ver mais detalhes. Veja aqui horários
em maio de 1941 (Guias Levi). |
(Fontes: Edwardo V. Abrantkoski; E. F. Noroeste
do Brasil: relação oficial de estações,
1937; O Paiz, 1909; O Estado de São Paulo, 1910 e 1928; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação ainda ativa; foto sem data. Acervo Edwardo
V. Abrantkoski, de Araçatuba, SP. Cessão Ismael
Gobbo |
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Atualização:
04.02.2018
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