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No ramal de São Manuel (1888-1899):
Treze de Maio
Araquá
Igualdade
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No ramal de Araquá
(1899-1954):
Treze de Maio
Araquá
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IGGSP-1928
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Ytuana (1883-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1954) |
ARAQUÁ
(antiga REDENÇÃO)
Município de Botucatu, SP |
Ramal de Araquá - km 313,010
(1924); km 301,294 (1931); km 307 (1953) |
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SP-0970 |
Altitude: 460 m |
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Inauguração: 1893 |
Uso atual: abandonada (2009) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: Em
1888, a Ituana começou a navegação no Tietê, desde o fim do ramal
de João Alfredo (Artemis) até Porto Martins, num percurso de 220 km.
Em Porto Martins o ramal de São Manuel, aberto nesse ano, com 41 km,
seguia até São Manuel. Quando a Sorocabana absorveu a Ituana em 1892,
foi construída uma linha entre Treze de Maio e Vitoriana, no tronco
da EFS, e em 1899, toda o sistema de linhas foi alterado, mantendo-se
a ligação 13 de Maio-Araquá, como o ramal de Araquá, e criado o ramal
de Bauru, aproveitando-se alguns trechos do antigo ramal de São Manuel.
A ligação Vitoriana-Treze de Maio-Porto Martins tornou-se o ramal
de Porto Martins. Os dois ramais operaram até 1954, quando foram suprimidos
juntamente com a navegação fluvial naquele trecho. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Araquá (nome de uma ilha no rio Tietê, na foz do rio Araquá-Mirim - o nome significa "esconderijo de papagaios") foi aberta com o nome de Redempção
(Redenção) em 1893, como parte integrante
do ramal da Ituana que ia de Porto Martins
a São Manuel.
Com as várias modificações feitas pela Sorocabana
em 1899, a estação passou a ser simples ponta de um pequeno ramal que restou
do ramal original, e que passou a sair da estação de Treze de Maio.
A mudança de nome não foi identificada por mim, mas certamente odorreu entre os anos de 1895 e 1913 (veja caixa abaixo, de 1895) .
A estação estava situada dentro da fazenda Redenção,
da família do ex-governador Adhemar de Barros e que, aliás, também alterou o nome para Araquá.
O trem saía
de Vitória, passava por Treze de Maio, entrava para
Araquá e de lá voltava de ré a Treze de Maio,
para aí seguir para Porto Martins.
Em 1954, a estaçãozinha
foi desativada.
"Meu avô foi chefe lá. Era uma estação literalmente no meio do
nada, no meio de um cafezal sem nada em volta exceto ela própria.
Era nos campos do Sobrado ou do Serrito, não me lembro bem. Só havia
a estação e ao longe um armazém regulador de café, abandonado. Havia,
sim, também um galpão abandonado a cerca de um quilômetro
desta. Meu avô Olimpio quando foi chefe desta estação,
nada tendo para fazer, resolveu ver o galpão. E lá encontrou
um vagão que a Sorocabana tinha dado como desaparecido"
(Coaraci Camargo, 01/2005).
Em 10/10/2009, o mato já
cobria a velha estação e o seu interior era utilizado pelos bois e
cavalos da propriedade. As vigas de sustentação do telhado estavam
prestes a cair.
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O
nome "Redempção", assim como os da linha
original da Ituana entre Porto Martins e São
Manuel, foi dado como referência à rixa entre
a ferrovia e à Sorocabana, resolvida somente quando da
encampação da primeira pela segunda em 1892: "Igualdade",
"Treze de Maio" e "Redempção"
(Nossa Estrada, 1953 - cortesia Adriano Martins). Infelizmente,
a mudança para Araquá (rio próximo
à estação) apagou de vez a tênue
memória da origem da denominação. |
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1895
AO
LADO: Confusão com os nomes da estação de Redempção com o então distrito do mesmo nome no Vale do Paraíba. A estação acabou mudando o nome para o de Araquá em data não definida, mas que certamente o foi entre 1895 e 1913. A outra hoje se chama Redenção da Serra e tornou-se município em 1936 (O Estado de S. Paulo, 28/5/1895). |
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1898
AO LADO: Autorização para suprimir a linha entre Redenção e Igualdade (O Estado de S. Paulo, 8/5/1898). |
ACIMA: Mapa com a posição da estação de Araquá em 1949, No mapa aparecem também as estações de Vitoriana e de Treze de Maio (IHG, 1949).
ACIMA: Novo
horário em 1952 para se atingir Vitoriana, Porto Martins e
estações intermediárias do ramal, com a extinção
do trecho Juquiratiba-Botucatu de 1888. Durou dois anos apenas e acabou
(O Estado de S. Paulo, 12/9/1952)
ACIMA: O interior da antiga estação
de Araquá. ABAIXO: Estado da cobertura prestes a cair, com
madeiras podres e telhas quebradas (Fotos Adriano Martins, 10/10/2009).
ACIMA: Cavalo no interior da ex-estação,
e o que era o antigo leito da ferrovia, acompanhando a cerca de arame
à direita (Fotos Adriano Martins em 10/10/2009).
ACIMA:
Ponte sobre o rio Araquá, c. 2009 (Foto Toninho Sanches).
ACIMA: Ruínas da estação em 2020 (Foto: Valdemar Bicudo em 18/12/2020).
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1883 a 1954. Ao lado,
o trem da Sorocabana do ramal na estação de Porto
Martins, em 1928. Veja aqui horários
em 1940 (Guias Levi). |
(Fontes: Nilton Gallo; Adriano Martins; Toninho Sanches;
Coaraci Camargo; G. Mancuso; Nossa Estrada, 1953;
O Estado de S. Paulo, 1952; E. F. Sorocabana: Relatórios
anuais, 1892-69; Cia. Ytuana: Relatórios oficiais, 1880-92;
Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Araquá ainda em atividade.
Acervo Nilton Gallo |
A estação em 1993. Foto Nilton Gallo |
A estação tomada pelo mato em 2009. Foto G. Mancusso |
A estação em 10/1/2009. Foto Adriano Martins |
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Atualização:
11.04.2021
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