|
|
...
No ramal de São Manuel (1888-1899):
Araquá
Igualdade
São Manuel
...
No ramal de Bauru
(1899-2001):
Toledo
Igualdade
São Manuel
...
ramal de Bauru-1935
IGGSP-1928
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
|
|
|
|
|
Cia. Ytuana (1888-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
IGUALDADE
Município de São Manuel, SP |
Ramal de Bauru - km 323,455 |
|
SP-0542 |
Altitude: 793 m |
|
Inauguração: 01.08.1888 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1923 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Bauru teve origem na linha da Cia. Ituana (ramal de São Manuel) que
saía de Porto Martins, no rio Tietê, que recebia os barcos da navegaçõ
fluvial da ferrovia, e chegava até São Manuel, em 1888. Quando a Ituana
foi fundida com a Sorocabana para formar a CUSY, esta alterou radicalmente
o ramal de São Manuel, usando parte dela para fazer uma linha que
ligava a estação de Capão Bonito (mais tarde Rubião Júnior), logo
após Botucatu, visando chegar à nascente e próspera cidade de Bauru.
Outra parte se tornou o curto ramal de Porto Martins-Araquá. A linha
chegou a Bauru em 1905. O agora ramal de Bauru sobreviveu até hoje,
com algumas retificações feitas nos anos 60, unindo as linhas da Paulista,
da Noroeste e a linha-tronco da Sorocabana. Em 1976, o trem de passageiros
foi suprimido na linha, mas os trens de carga mantém-na ativa até
hoje. |
|
ANO |
Total de passageiros embarcados |
1906 |
3.363 |
1917 |
3.701 |
1918 |
4.065 |
1922 |
6.430 |
1934 |
7.107 |
1942 |
4.532 |
1943 |
3.969 |
1944 |
4.801 |
1945 |
4.659 |
1951 |
9.041 |
A ESTAÇÃO: Chamada no início
de Egualdade (ortografia da época), a estação foi aberta pela
Ituana em 1888, no então chamado ramal de São Manuel, que,
na prática, era um prolongamento do ramal de João Alfredo (mais
tarde Artêmis), continuado pela navegação fluvial da Ituana,
que retomava os trilhos em Porto Martins.
A Sorocabana inaugurou um prédio provisório para ela
em 05/03/1897, "construído com trilhos e tábuas", pois a estação
também teria tido o seu local ligeiramente alterado. Ou teria sido
a Ytuana em 5/3/1887? As duas datas são encontradas! Três,
se considerarmos a de 1888, também citada pela Sorocabana (ver
topo da página).
Em 1912, o relatório do Governo sobre a E. F. Sorocabana,
Informações da Commissão
Fiscal, São Paulo, 1920 , informava que "os
edifícios das estações de Egualdade, Toledo e
outras, construídos de táboas, necessitavam,nesse anno
(1912), de reforma completa".
Anos depois, o relatório da Sorocabana de 1920 escrevia que ainda
"as estações e armazéns de (...) e Egualdade, construídas em madeira,
estão em ruínas" (...), funcionam em pardieiros (...) Egualdade (...)",
fazendo com que, em 1924, esse prédio fosse demolido, tendo sido construído
um novo edifício para a estação, um ano antes.
Desativados os trens de passageiros no ramal, nos anos 1970, a estação
foi perdendo suas funções.
Em 1986, ainda estava de pé.
Quando fui a Igualdade, em 1999, não encontrei mais nada, e
conversei com um senhor da vila do mesmo nome, Dito - o sapateiro
do local. Ele conta que o seu pai chegou à estação em 1905, e ele
nasceu lá; tomava sempre o trem para ir a São Manoel, na época
em que passavam quatro trens por dia. A estação teria sido demolida
quando se alargou a pista da rodovia Marechal Rondon,
que passa bem ao lado. Ainda existia em 1999 um pedaço de desvio sob
o mato, à direita dos trilhos.
|
1898
AO LADO: Autorização para suprimir a linha entre Redenção e Igualdade (O Estado de S. Paulo, 8/5/1898). |
1953
AO LADO: Nossa Estrada, 1953
- cortesia Adriano Martins.
|
O
nome "Igualdade", assim como outros da linha original
da Ituana entre Porto Martins e São Manuel,
foi dado como referência à rixa entre a ferrovia
e à Sorocabana, resolvida somente quando da encampação
da primeira pela segunda em 1892: "Igualdade", "Treze
de Maio" e "Redempção" |
ACIMA: Comboio da ALL entre Toledo e Igualdade,
em junho de 2012 Foto Stenio Gimenes).
|
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação entre 1888 e 1976. Ao lado,
um destes trens está parado na plataforma da estação
de Agudos, em 1927. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1958 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Valdemar
Bicudo; Adriano Martins; Antonio Carlos Cardoso; Nossa Estrada, 1953;
E. F. Sorocabana: relatórios oficiais, 1875-1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Igualdade em 11/04/1983. Foto de
Antonio Carlos Cardoso |
Placa da estação de Igualdade em 11/04/1983. Foto
de Antonio Carlos Cardoso |
A estação de Igualdade em 11/04/1983. Foto de
Antonio Carlos Cardoso |
A estação de Igualdade em 11/04/1983. Ao fundo,
o viaduto sobre a rodovia. Foto de Antonio Carlos Cardoso |
A estação de Igualdade em 1987. Foto Valdemar
Bicudo |
A estação de Igualdade em 1987. Foto Valdemar
Bicudo |
Local da estação, já demolida (20/05/1999).
Foto Ralph M. Giesbrecht |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
18.11.2019
|
|