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Coronel Mursa
Bacaetava-velha
Iperó
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Tronco EFS-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Sorocabana
(1880-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1905)
E. F. Sorocabana (1905-1928) |
BACAETAVA-VELHA
Município de Iperó, SP |
Linha-tronco - km 142,535 (1920) |
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SP-4278 |
Altitude: - |
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Inauguração: 01.08.1880 |
Uso atual: desconhecido (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1880? |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: "Em sessão
da Directoria de 27 de março (de 1877) resolveu ella encarregar
o engenheiro Sr. Luz Bianchi, então empregado no assentamento
da linha telegraphica de Ypanema em diante, para que ao mesmo tempo
procedesse a exdploração de um traçado mais economico,
da estação de Ypanema ao ponto denominado Bacaetava,
passando pela fabrica de Ypanema junto às officinas; este encargo
o Sr. Bianchi está desempenhando. (...) O ponto denominado
'Bacaetava' dista das cidades de Porto Feliz 30 kilometros, de Tatuhy
22 e de Tietê 33. Por estes dados podeis facilmente julgar a
importancia que devemos dar áquelle ponto para o prolongamento
da linha, sem perda de tempo, visto que nella se reunirão as
produções desse tres importantes municipíos (...)"
(Relatório da E. F. Sorocabana datado de 9/9/1877).
Uma das estações mais antigas da linha, Bacaetava foi inaugurada
três anos depois, como ponta de linha, em 1880.
Por reportagem do jornal A Provincia de S. Paulo, em 6/4/1884, sabe-se que o chefe desta estação era então o Sr. Joaquim de Paula Arruda.
Em 1928, uma nova estação foi construída, devido à retificação e duplicação
da linha e aparentemente, como diversas outras da linha, em local
diferente da estação original, que foi desativada e
ficou fora da linha nova.
A estação velha - não dá para saber se
foi aquela construída nos seus primórdios, ou se foi
alguma construção que a teria sucedido mais tarde -
ficou fora dos trilhos, mas em pé por muito tempo. Chegou a
ser utilizada como casa de turma.
Não sei como está hoje, se ainda está de pé.
(Veja também BACAETAVA-NOVA)
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1878
À ESQUERDA: Decidido o inicio das obras do trecho de Ypanema até Bacaetava - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO NA INTEGRA (A Provincia de
S. Paulo, 22/11/1878). |
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1878
À ESQUERDA: Os trilhos para o novo trecho chegam ao porto de Santos (A Provincia de
S. Paulo, 11/09/1879). |
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1882
À ESQUERDA: Acidente em Bacaetava (A Provincia de
S. Paulo, 21/10/1882). |
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1926 - Extensão dos desvios para 302 m
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ACIMA: Na estação de Bacaetava-velha,
o chefe da estação rodeado de outras pessoas, talvez
família (Acervo Familia Guazelli - sem data).
ACIMA: Os limites
do mapa são os limites da Fazenda Ipanema no ano de
1928 (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR). Nesse
mesmo ano, desativou-se a estação velha e inaugurou-se
a nova. Aparentemente, elas eram muito proximas, de forma que a estação
está colocada após a junção das linhas
nova (a atual) e velha (desativada na época) (Serviço Geographico Militar, 1928).
(Fontes: Hugo Augusto Rodrigues; Luís Gustavo
Lopes; acervo Olavo Guazelli; acervo Erci Zovaro; Sorocabana: relatórios
anuais, 1875-1969; IGC-SP; IBGE, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação de Bacaetava-velha ainda em atividade,
anos 1920. Acervo Erci Zovaro. |
A estação, perto, mas já fora da linha.
Data desconhecida. Acervo Luís Gustavo Lopes |
A estação de Bacaetava-velha, já desativada.
Data desconhecida. Acervo Olavo Guazelli |
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Atualização:
25.08.2021
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