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Tijuco Preto
Biguá
Oliveira Barros
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ramal de Juquiá-1980
IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2013
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Southern São
Paulo Railway (1920-1927)
E. F. Sorocabana (1929-1971)
FEPASA (1971-1998) |
BIGUÁ
Município de Miracatu, SP |
Ramal de Juquiá - km 238,655
(1986) |
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SP-1004 |
Altitude: 22 m |
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Inauguração: 03.05.1920 |
Uso atual: em ruínas (2013) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway,
entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro
de 1927, o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana,
já estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi
incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção
no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal
de Juquiá. A partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981,
o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até
Cajati, para atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte
de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois
de 84 anos. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam
quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até
o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha
na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária
Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Biguá
foi originalmente inaugurada pela Southern São Paulo Railway em
1920. A quilometragem original era 147,000.
A estação ganhou um novo prédio em 1938.
"Era um lugar quente pra caramba, quando não estava chovendo
estava sempre um forno" (Wanderley Duck, 02/2007).
Em 2013 a estação estava completamente abandonada,
sem telhado, portas ou janelas.
anos
1920-1930 ACIMA: Antigo
posto de Biguá, que mostra o vagão usado como sede do posto telegráfico,
antes da construção da estação. Na porta do vagão vêmos o agente
Toline, o praticante Dias e o portador Nunes. Não se sabe
em que época exatamente foi isto: se nos anos 1920, ainda
pela SSPR, ou se no final dos anos 1930, já pela Sorocabana,
antes da construção da nova estação
(Fotografia publicada na revista Nossa Estrada em 1939; acervo Thomas
Correa).
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1925
AO LADO: Anuncio da construção de estrada
ligando a estação ao rio Una (O Estado de S.
Paulo, 22/10/1925).
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1958
- ACIMA: As chuvas de 1958 causam problemas na estação
de Butiá, interrompendo o tráfego pela linha após
a estação de Peruíbe (Folha da Manhã,
28/3/1958).
2013
- ACIMA: A linha, próxima à estação,
já dentro do bairro, e os poucos casarões de Biguá.
O do alto à direita é de 1940, conforme inscrição
ao lado da porta (Fotos Ralph M. Giesbrecht em 14/7/2013).
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TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1940 a 1977 e de 1983 a 1997. Na foto, trem do ramal em Suarão
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1963 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph
M. Giesbrecht: pesquisa local; Wanderley Duck; Adriano Martins; David
Paulo Magalhães; Folha da Manhã, 1958; E. F. Sorocabana: Relatórios
anuais, 1920-69; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1960; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas,
1986; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht |
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A plataforma da estação em 1960. Acervo David
Paulo Magalhães, São Vicente, SP |
Estação em 1986. Foto do Relatório de Instalações
Fixas da Fepasa, 1986 |
A estação de Biguá em ruínas em
29/07/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Interior da estação em 09/2003. Foto Adriano Martins |
A placa da quilometragem, e, ao fundo, a estação
em ruínas, em 09/2003. Foto Adriano Martins |
A estação em 09/2003. Foto Adriano Martins |
A estação em 14/7/2013. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
15.03.2018
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