|
|
...
Virgílio Rocha
Bom Jardim
Agudos-EFS
...
ramal de Bauru-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1903-1905)
E. F. Sorocabana (1905-1942) |
BOM
JARDIM
Município de Agudos, SP |
Ramal de Bauru - km 396,108 (1924); km
384,153 (1934) (*) |
|
SP-1048 |
Altitude: 595 m |
|
Inauguração: 14.01.1899 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1911 (já demolido) |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
|
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Bauru teve origem na linha da Cia. Ituana (ramal de São Manuel) que
saía de Porto Martins, no rio Tietê, que recebia os barcos da navegação
fluvial da ferrovia, e chegava até São Manuel, em 1888. Quando a Ituana
foi fundida com a Sorocabana para formar a CUSY, esta alterou radicalmente
o ramal de São Manuel, usando parte dela para fazer uma linha que
ligava a estação de Capão Bonito (mais tarde Rubião Júnior), logo
após Botucatu, visando chegar à nascente e próspera cidade de Bauru.
Outra parte se tornou o curto ramal de Porto Martins-Araquá. A linha
chegou a Bauru em 1905. O agora ramal de Bauru sobreviveu até hoje,
com algumas retificações feitas nos anos 1960, unindo as linhas da
Paulista, da Noroeste e a linha-tronco da Sorocabana. Em 1976, o trem
de passageiros foi suprimido na linha, mas os trens de carga mantém-na
ativa até hoje. |
|
ANO |
Total de passageiros embarcados |
1906 |
1.647 |
1917 |
1.754 |
1918 |
1.004 |
1922 |
1.489 |
1934 |
2.216 |
1942 |
1.573 |
ACIMA: Quantidade de passageiros que embarcaram na estação em diversos anos (Relatórios anuais da EFS).
A ESTAÇÃO: A estação de
Bom Jardim foi aberta em janeiro de 1899 (ver caixas de 1898 e 1899, abaixo).
A primeira construção
era provisória, como afirmado anos depois em um relatório de 1920: "O edifício provisório
que servia de estação em Bom Jardim foi
arrebatado por um tufão em dezembro deste anno (1910), passando
o respectivo serviço a ser feito em um vagão de cargas
até a data da presente inspecção, feita em março
(de 1911)" (E. F. Sorocabana - Informações
da Commissão Fiscal, São Paulo, 1920). Certamente em conseqüência disto, teve um prédio
novo entregue em 1911 (segundo o relatório de 1911 da
Sorocabana Railway). Por isto, o estilo arquitetônico da estação seguiu o de várias outras da ferrovia construídas nesta época, como Itararé, Angatuba, Barão de Rezende, Piapara, Vitoriana e outras.
O Guia das Estradas de Ferro do Brasil dá como data de abertura da estação o ano de 1903, mas notícias de 1898 e 1901 provam que ela não não está correta (ver caixas abaixo).
A estação foi desativada em 1942, talvez por estar muito
próxima à estação de Virgílio
Rocha, a apenas 4 km dali. Este foi o último ano em que
o número de passageiros ali embarcados foram reportados pela
Sorocabana,
Em 1986, segundo o relatório da situação das instalações fixas da
Fepasa, o prédio da estação ainda existia e estava em ruínas, e recomendava-se a sua
demolição, o que acabou acontecendo poucos anos depois.
Em 2001, o mato já cobria a plataforma abandonada de forma
a ser difícil identificá-la no meio de tanta sujeira. Sobrouava uma
casa de turma, reformada e servindo de moradia. É tudo. Uma pena sua
demolição. A estação tinha a mesma tipologia
de outras estações da Sorocabana construídas
entre 1911 e 1913: Itararé, Angatuba, Alambari
(Piapara), Vitória (Vitoriana), Luiz
Pinto e Indaiatuba.
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934
- Construção de poço na estação
|
|
1898
AO LADO: Havia casas de comissão em Bom Jardim (O Estado de S.
Paulo, 28/11/1898).
|
|
1898
AO LADO: Quatro dias mais tarde, George Oetterer segue para a estação de Bom Jardim (O Estado de S.
Paulo, 19/12/1898). |
|
1898
AO LADO: Com a estação já pronta, o tráfego provisório ainda não estava liberado no trecho (O Estado de S.
Paulo, 29/12/1898). |
ACIMA: A estação e o trecho até ela são anunciados para serem abertos ao tráfego a partir de 17 de janeiro (O Estado de S. Paulo, 18/1/1899 - data posterior à data prometida).
|
1899
AO LADO: Horario dos trens mistos em Bom Jardim (O Estado de S.
Paulo, 22/01/1899). |
|
1900
AO LADO: O progresso do bairro em 1900, que já tem agrncia de correios (O Estado de S.
Paulo, 30/03/1900). |
|
1901
AO LADO: Já havia casas de comissão em Bom Jardim (O Estado de S.
Paulo, 15/12/1901). |
De
acordo com o historiador Celso Ribeiro da Silva, o fundador
da cidade de Jacutinga, (hoje Avaí), João
Batista Dias, também chamado de João Guari,
desceu na estação de Bom Jardim no ano
de 1905, então o ponto terminal do futuro ramal de
Bauru, vindo de São Manuel, e seguiu
a cavalo até a localidade onde fundou a cidade. (O autor
deste site pergunta: teria ele seguido o leito de construção
do ramal até Bauru e dali o da Noroeste até
seu destino?) |
1905
AO LADO: Por Celso Ribeiro da Silva,. |
|
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação entre 1903 e 1946. Ao lado,
um destes trens está parado na plataforma da estação
de Agudos, em 1927. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1958 (Guias Levi). |
(Fontes: José Henrique Bellorio; Celso Ribeiro da Silva; E.
F. Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1970; O Estado de S.
Paulo, 1901; E. F. Sorocabana: Informações da Commissão
Fiscal, São Paulo, 1920; Fepasa: relatório de instalações fixas,
1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Bom Jardim, já em ruínas,
em 1986. Foto, infelizmente pouco nítida, do Relatório
de Instalações Fixas da Fepasa, 1986 |
Bom Jardim em 1986. Foto, infelizmente pouco nítida,
do Relatório de Instalações Fixas da Fepasa,
1986 |
No meio do matagal, a plataforma ainda resiste sufocada, em
20/04/2001. Foto José H. Bellorio |
O matagal tomou conta de onde antes era a estação
de Bom Jardim, em 20/04/2001. Foto José H. Bellorio |
Antiga casa de turma reformada servindo como moradia em Bom
Jardim (20/04/2001). Foto José H. Bellorio |
|
|
|
|
|
Atualização:
07.11.2021
|
|