A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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Virgílio Rocha
Bom Jardim
Agudos-EFS
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ramal de Bauru-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1903-1905)
E. F. Sorocabana (1905-1942)
BOM JARDIM
Município de Agudos, SP
Ramal de Bauru - km 396,108 (1924); km 384,153 (1934) (*)   SP-1048
Altitude: 595 m   Inauguração: 14.01.1899
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1911 (já demolido)
(*) As quilometragens foram alteradas em 1928, devido às retificações feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953, devido às retificações feitas entre Conchas e Manduri neste ano.
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Bauru teve origem na linha da Cia. Ituana (ramal de São Manuel) que saía de Porto Martins, no rio Tietê, que recebia os barcos da navegação fluvial da ferrovia, e chegava até São Manuel, em 1888. Quando a Ituana foi fundida com a Sorocabana para formar a CUSY, esta alterou radicalmente o ramal de São Manuel, usando parte dela para fazer uma linha que ligava a estação de Capão Bonito (mais tarde Rubião Júnior), logo após Botucatu, visando chegar à nascente e próspera cidade de Bauru. Outra parte se tornou o curto ramal de Porto Martins-Araquá. A linha chegou a Bauru em 1905. O agora ramal de Bauru sobreviveu até hoje, com algumas retificações feitas nos anos 1960, unindo as linhas da Paulista, da Noroeste e a linha-tronco da Sorocabana. Em 1976, o trem de passageiros foi suprimido na linha, mas os trens de carga mantém-na ativa até hoje.
 
ANO Total de passageiros embarcados
1906 1.647
1917 1.754
1918 1.004
1922 1.489
1934 2.216
1942 1.573
ACIMA: Quantidade de passageiros que embarcaram na estação em diversos anos (Relatórios anuais da EFS).

A ESTAÇÃO:
A estação de Bom Jardim foi aberta em janeiro de 1899 (ver caixas de 1898 e 1899, abaixo).

A primeira construção era provisória, como afirmado anos depois em um relatório de 1920: "O edifício provisório que servia de estação em Bom Jardim foi arrebatado por um tufão em dezembro deste anno (1910), passando o respectivo serviço a ser feito em um vagão de cargas até a data da presente inspecção, feita em março (de 1911)" (E. F. Sorocabana - Informações da Commissão Fiscal, São Paulo, 1920). Certamente em conseqüência disto, teve um prédio novo entregue em 1911 (segundo o relatório de 1911 da Sorocabana Railway). Por isto, o estilo arquitetônico da estação seguiu o de várias outras da ferrovia construídas nesta época, como Itararé, Angatuba, Barão de Rezende, Piapara, Vitoriana e outras.

O Guia das Estradas de Ferro do Brasil dá como data de abertura da estação o ano de 1903, mas notícias de 1898 e 1901 provam que ela não não está correta (ver caixas abaixo).


A estação foi desativada em 1942, talvez por estar muito próxima à estação de Virgílio Rocha, a apenas 4 km dali. Este foi o último ano em que o número de passageiros ali embarcados foram reportados pela Sorocabana,

Em 1986, segundo o relatório da situação das instalações fixas da Fepasa, o prédio da estação ainda existia e estava em ruínas, e recomendava-se a sua demolição, o que acabou acontecendo poucos anos depois.

Em 2001, o mato já cobria a plataforma abandonada de forma a ser difícil identificá-la no meio de tanta sujeira. Sobrouava uma casa de turma, reformada e servindo de moradia. É tudo. Uma pena sua demolição. A estação tinha a mesma tipologia de outras estações da Sorocabana construídas entre 1911 e 1913: Itararé, Angatuba, Alambari (Piapara), Vitória (Vitoriana), Luiz Pinto e Indaiatuba.

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Construção de poço na estação

1898
AO LADO: Havia casas de comissão em Bom Jardim (O Estado de S. Paulo, 28/11/1898).
1898
AO LADO: Quatro dias mais tarde, George Oetterer segue para a estação de Bom Jardim (O Estado de S. Paulo, 19/12/1898).
1898
AO LADO: Com a estação já pronta, o tráfego provisório ainda não estava liberado no trecho (O Estado de S. Paulo, 29/12/1898).

ACIMA: A estação e o trecho até ela são anunciados para serem abertos ao tráfego a partir de 17 de janeiro (O Estado de S. Paulo, 18/1/1899 - data posterior à data prometida).
1899
AO LADO: Horario dos trens mistos em Bom Jardim (O Estado de S. Paulo, 22/01/1899).
1900
AO LADO: O progresso do bairro em 1900, que já tem agrncia de correios (O Estado de S. Paulo, 30/03/1900).
1901
AO LADO: Já havia casas de comissão em Bom Jardim (O Estado de S. Paulo, 15/12/1901).
De acordo com o historiador Celso Ribeiro da Silva, o fundador da cidade de Jacutinga, (hoje Avaí), João Batista Dias, também chamado de João Guari, desceu na estação de Bom Jardim no ano de 1905, então o ponto terminal do futuro ramal de Bauru, vindo de São Manuel, e seguiu a cavalo até a localidade onde fundou a cidade. (O autor deste site pergunta: teria ele seguido o leito de construção do ramal até Bauru e dali o da Noroeste até seu destino?)
1905
AO LADO: Por Celso Ribeiro da Silva
,.

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação entre 1903 e 1946. Ao lado, um destes trens está parado na plataforma da estação de Agudos, em 1927. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1958 (Guias Levi).
(Fontes: José Henrique Bellorio; Celso Ribeiro da Silva; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1970; O Estado de S. Paulo, 1901; E. F. Sorocabana: Informações da Commissão Fiscal, São Paulo, 1920; Fepasa: relatório de instalações fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Bom Jardim, já em ruínas, em 1986. Foto, infelizmente pouco nítida, do Relatório de Instalações Fixas da Fepasa, 1986

Bom Jardim em 1986. Foto, infelizmente pouco nítida, do Relatório de Instalações Fixas da Fepasa, 1986

No meio do matagal, a plataforma ainda resiste sufocada, em 20/04/2001. Foto José H. Bellorio

O matagal tomou conta de onde antes era a estação de Bom Jardim, em 20/04/2001. Foto José H. Bellorio

Antiga casa de turma reformada servindo como moradia em Bom Jardim (20/04/2001). Foto José H. Bellorio
 
     
Atualização: 07.11.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.