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Bom Jardim
Agudos
Conceição
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ramal de Bauru-1935
IBGE - 1973
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
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Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1903-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
AGUDOS
Município de Agudos, SP |
Ramal de Bauru - km 398,038 (1931) |
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SP-0891 |
Altitude: 597 m |
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Inauguração: 25.09.1903 |
Uso atual: "incubadora de empresas"
(2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1905 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Bauru teve origem na linha da Cia. Ituana (ramal de São Manuel)
que saía de Porto Martins, no rio Tietê, que recebia os barcos da
navegação fluvial da ferrovia, e chegava até São Manuel, em 1888.
Quando a Ituana foi fundida com a Sorocabana para formar a CUSY, esta
alterou radicalmente o ramal de São Manuel, usando parte dela para
fazer uma linha que ligava a estação de Capão Bonito (mais tarde Rubião
Júnior), logo após Botucatu, visando chegar à nascente e próspera
cidade de Bauru. Outra parte se tornou o curto ramal de Porto Martins-Araquá.
A linha chegou a Bauru em 1905. O agora ramal de Bauru sobreviveu
até hoje, com algumas retificações feitas nos anos 1960, unindo as
linhas da Paulista, da Noroeste e a linha-tronco da Sorocabana. Em
1976, o trem de passageiros foi suprimido na linha, mas os trens de
carga mantém-na ativa até hoje. |
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ANO |
Total de passageiros embarcados |
1906 |
15.854 |
1917 |
14.120 |
1918 |
13.602 |
1922 |
19.116 |
1934 |
28.075 |
1942 |
13.298 |
1943 |
13.605 |
1944 |
7.443 |
1945 |
7.597 |
1951 |
10.678 |
A ESTAÇÃO: A estação
de Agudos, aberta em 1903, foi ponta de linha durante um ano,
até a inauguração da estação seguinte (Conceição, no ano seguinte).
O prédio da estação somente foi entregue em 1905 e é ainda o prédio atual.
É muito bonita, lembra a estação de São Manuel, e hoje, ao
contrário desta, está muito bem conservada, embora as suas janelas
tenham sido trocadas por janelas de metal.
A cidade de Agudos tinha uma outra estação, da Cia. Paulista,
chamada de Agudos-Paulista, e, como em Piracicaba, as
linhas não se encontravam (apenas se cruzavam, em desnível). Esta
estação ficava a cerca de 1 km da da Sorocabana, e, de uma, se via
a outra, pois ambas estão frente a frente, cada uma de um lado do
vale em que fica a cidade, e em frente à mesma rua... Tal fato foi
conseqüência de uma grande discussão, na época, entre a Paulista e a Sorocabana, por causa de zonas privilegiadas: a Paulista, com o seu ramal de
Agudos, acabava de cruzar o rio Tietê, em 1903, em Ayrosa Galvão,
atingindo Pederneiras e depois, Agudos.
Em fevereiro de 1908, em Agudos, o comboio da ferrovia que transportava o presidente da República, Afonso Pena, foi construída uma "chave" especial, para que o trem pudesse evitar a baldeação para Rio Claro, trecho ainda de bitola métrica da Paulista e que passava por Dois Córregos, Brotas e Anápolis (hoje
Analândia).
Muitos detalhes causam alguma confusão, inclusive o da "chave" em Agudos, que não é mera suposição deste autor, pois foi relatado no artigo, na Revista da Semana. Hoje os trilhos da antiga Paulista nem passam pela cidade, somente os da antiga Sorocabana ainda com alguns cargueiros da atual concessionária da linha, a ALL.
Este desvio (ou "chave") unindo as duas estações da cidade por trilhos teria durado muito tempo? Pelo relato do relatório da ferrovia na época, não. Afinal, o custo por unidade transferida para a estação da Paulista,
em 1918, era muito elevado em relação a outros pontos
de baldeação de cargas, "visto se tratar de
movimento insignificante entre esta Estrada e a Companhia Paulista,
em cuja baldeação é occupado um carroceiro, que
percebe o vencimento fixo de 50$000 (cinquenta mil reis)"
(Relatório da Sorocabana Railway Company para 1918, p. 21).
Servia, em 2011, como escritório para uma iniciativa da Prefeitura local,
"incubadora de empresas". Havia, também, grandes armazéns atrás da
estação, que não estavam sendo utilizados então.
Veja também ESTAÇÃO DE AGUDOS DA CIA, PAULISTA.
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1904
AO LADO: Acidente ainda na construção da linha já em Agudos
(O Estado de S. Paulo, 03/07/1944). |
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1908
AO LADO: A parada nas estações de Agudos e de Lençois feitas pelo trem da comitiva de Afonso Pena que inaugurava diversas estações na região (O Estado de S. Paulo, 17/02/1908). |
ACIMA: O mapa do trajeto do trem presidencial mostrando o entroncamento das linhas em Agudos, da Paulista e da Sorocabana (Revista da Semana, 1908).
ACIMA: Roubo na estação (Correio de S. Paulo, 19/5/1934)
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1942
AO LADO: Choque de trens na estação
(O Estado de S. Paulo, 20/2/1942). |
ACIMA: Trem de passageiros da FEPASA, ex-EFS,
em Agudos em 1976 (Foto Adalberto Benites).
ACIMA: A ponte de
tijolos onde se cruzam os ramais de Bauru da Sorocabana (por cima)
e o de Agudos, da Paulista (por baixo, hoje somente resta o leito
deste último). O cruzamento dá-se entre as estações
de Agudos e de Taperão na linha da CP e entre Agudos e Conceição
na linha da EFS (Foto Adriano Martins em 2003).
ACIMA: O pátio da estação
de Agudos em julho de 2009. Compare com a foto de 1920, ao pé
da página (Foto Adriano Martins).
ACIMA: Trem da celulose, seguindo para Três
Lagoas, tomba no pátio da estação de Agudos em
dezembro de 2015 (Foto Sergio Henrique).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação entre 1903 e
1976. Ao lado, um destes trens está parado na plataforma
da estação de Agudos, em 1927. Clique sobre a
foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1958 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Sergio Henrique; Adalberto Benites; José
H. Bellorio; Ricardo Frontera; Tania Tizianel; Adriano Martins; IGC-SP;
E. F. Sorocabana: relatórios oficiais, 1875-1969; IBGE, 1973;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
09.06.2023
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