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(1885-1929)
Aterrado-velha
Brotas-velha
Espraiado-velha
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ramal de Jaú - 1910
IHG-1928
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
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Rio Claro Railway
(1892)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1892-1929) |
BROTAS-VELHA
Município de Brotas, SP (veja
a cidade) |
Ramal de Jaú - km |
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SP-1025 |
Altitude: - |
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Inauguração: 17.02.1892 |
Uso atual: escola (2020) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1892 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Jaú foi construído pela Cia. Rio-clarense entre 1885 e 1887,
ligando a estação original de Visconde do Rio Claro a Jaú. Entre 1929
e 1931, já com a Paulista, esse ramal sofreu uma retificação entre
as estações de Campo Alegre e de Dois Córregos, mantendo apenas a
estação de Torrinha em seu lugar entre os dois extremos da obra. Em
1941, o ramal foi totalmente reformulado e teve a bitola ampliada
e foi eletrificado, além de ter sido juntado com os ramais de Agudos
e de Bauru para formar o tronco oeste da Paulista. Nos anos 1970,
o nome ramal de Jaú ainda persistia nos horários de trens do Guia
Levi, apesar de oficialmente não existir mais a denominação. |
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A ESTAÇÃO: Em julho de 1890,
o Governo do Estado obrigou a então Rio Claro Railway, sucessora da
E. F. Rioclarense, a modificar o traçado e entrar em Brotas,
num dos pontos mais altos da cidade, para atender os reclamos da população,
que achava que o trem passava muito longe do centro e o acesso para
lá era difícil. Isto aumentou o traçado do ramal de Jaú em
cerca de quatro quilômetros.
Uma nova estação, em ponto diferente, teve de ser construída (ver mais abaixo caixas de 1890, 1892 e de 1921).
Como as obras
demoravam a ser feitas, em 1891/2, reza a história que o padre
Alvim, revoltado com a situação, reuniu diversos
seguidores católicos e foi ao desvio da entrada
da estação original com marretas e picaretas e desativou
a conexão dos trilhos, eliminando o tráfego para
o Gouveia (onde ficava a estação mais antiga)
e forçando a empresa a seguir para a nova estação
construída no alto da cidade, mais próxima a ela. Tais distúrbios devem ter ajudado a atrasar mais ainda as obras (ver caixa de 1892) (jornal
O Progresso, Brotas).
O mapa ao alto e à esquerda nesta página (de 1928) mostra a curva que a
linha tinha de fazer para entrar e sair da cidade de Brotas
para alcançar a estação.
Em 1929, entretanto, uma retificação do trecho Itirapina-Jaú
acabou por deslocar a linha para o leito atual, e a nova estação foi
construída outra vez fora do centro, aliás muito próxima de onde estava
a estação original da Rio-clarense entre 1885 e 1891/2. Com a cidade tendo crescido em, a cidade parece não ter se importado muito na época e a CP voltou para o que era o melhor traçado.
Bastante descaracterizado, o prédio de 1892 foi mantido de pé e em
2022 abrigava uma escola do município.
(Veja também: BROTAS; BROTAS-ORIGINAL)
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1890
AO LADO: O governador obriga a Rio Clarense a construr uma nova estação, desviando a linha do ramal de Jaú para obrigá-la a chegar ao centro de Brotas (na época, limite da zona urbana) (O Estado de S. Paulo,
16/7/1890). |
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1890
AO LADO: Seis meses depois e a linha e a estação não haviam ainda sido relocadas. Mais três meses de prazo para a obra (O Estado de S. Paulo,
6/11/1890). |
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1891
AO LADO: A nova estação estava em obras, mas já estava atrasada de novo (O Estado de S. Paulo,
9/4/1891). |
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1891
AO LADO: Houve multa pelo atraso nas obras, mas a Cio Claro Railway tentou não pagá-la (O Estado de S. Paulo,
17/11/1890). |
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1892
AO LADO: Os três meses se passaram e as novas linha e estação foram entregues com atraso, em 17 de janeiro, um ano depois do prazo estipulado em fins de 1890 (O Estado de S. Paulo,
04/02/1892). |
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1892
AO LADO: A Rio Claro Railway recorre do pagamento da multa alegando que ela tambem teve prejuizos com os "sucessos" (no caso, "acontecimentos"). O Tesouro do Estado concedeu, mas impôe condições (O Estado de S. Paulo,
10/03/1892). |
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1898
AO LADO: Acidente em Brotas (O Estado de S. Paulo,
2/5/1898). |
Festa na estação
de Brotas por causa do time de futebol: "A fim de disputar
um match de foot-ball com o Clube Paulista, de São Carlos
do Pinhal, seguiu hoje daqui para aquela cidade o primeiro team
do Sport Club Brotense. Os bravos footballers foram acompanhados
até a gare por grande número de pessoas, entre
as quais se notaram muitas senhoritas da mais fina sociedade
brotense". |
1909
AO LADO: De O Estado de S. Paulo,
20/9/1909.
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ACIMA: Mapa de Brotas publicado em 1921 mostrando estações e escolas no município (incluindo Torrinha). As estações estão todas juntoas às linhas (claro)
e mostram a curva em forma de U que era necessário fazer para a linha chegar à estação, entre 1892 e 1929. Curiosamente, depois de desativado, o prédio tornou-se uma escola (O Estado de S. Paulo, 24/4/1921).
(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; Filemon
Peres; Leandro Guidini; O Progresso, sem data; O Estado de S. Paulo,
1909 e 1929; Cia. Paulista: relatórios oficiais, 1892-1940;
Cia. Paulista: 50 anos, 1918; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Brotas em 1918. Foto Filemon Peres |
Plataforma da estação em 1918. Foto Filemon Peres |
A ex-estação transformada em escola, em 4/1/1997.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
O prédio em 11/10/2015. Foto Leandro Guidini |
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Atualização:
26.09.2022
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