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VXY Mogiana em MG
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Urucutuca
Almada
Lavapés
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. de Ilhéus a Conquista (1910-1950)
E. F. de Ilhéus (1950-1964)
ALMADA
Município de Ilhéus, BA
E. F. Ilhéus (tronco) - km 32,263 (1960)   BA-4178
Altitude: 63 m   Inauguração: 20.06.1910
Uso atual: em pé - uso não conhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco Ilhéus-Itabuna foi aberta em 1910 em seu primeiro trecho, por investidores ingleses da The State Of Bahia South Western Railway Company Limited, com a idéia de alcançar Conquista (Vitória da Conquista). O primeiro ramal, o de Água Preta (Uruçuca), que partia da estação de Rio do Braço, foi aberto ao tráfego em 1914 e estendido até Poiri em 1931. Em 1918 um outro ramal tem iniciada a sua construção, estendendo-se até Itajuípe, aonde chegou em 1934. Foram as máximas extensões da ferrovia, que jamais se comunicou com outras do estado da Bahia ou com a Bahia-Minas, apesar de diversos projetos nesse sentido que jamais saíram do papel. Em 1950, os ingleses repassaram a estrada ao Governo, que mudou o nome para E. F. de Ilhéus. A estrada jamais chegou a Conquista, pelo que se diz, pelo fato de os ingleses já estarem satisfeitos com o que arrecadavam somente com a linha já existente. Em 1963, já estava decadentíssima a ferrovia, que em 1965 já não mais funcionava.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Almada foi inaugurada em 1910, pela The State Of Bahia South Western Railway Company Limited, ou, na época, como também era chamada, a E. F. de Ilhéus a Conquista. A abertura foi provisória, autorizada pelo Governo do Estado da Bahia, e o trecho aberto ia da estação de Ilhéus a Almada, com uma extensão aproximada de 41 km. Mas qual Almada era esta? Não a estação, que ficava na linha, no quilômetro 32, mas quase até a estação do Rio do Braço. O rio, ali perto, era o rio da Almada, o qual a ferrovia acompanhava às suas margens durante um bom trecho. Como as quilometragens citadas no relatório do Estado diferem das quilometragens oficiais de 1960 (do Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil de 1960), há sempre dúvidas acerca de qual exatamente seria o trecho exato a ser aberto. Em 1960, Almada já era citada como uma parada apenas, que foi desativada por volta de 1964, com a ferrovia. Segundo o estudo de Manoel Ursino Tenório de Azevedo Junior: Viajando nos trilhos da história: roteiro turístico cultural no antigo trajeto da estrada de ferro de Ilhéus, Bahia (2005), a estação ainda está de pé, mas não cita suas condições ou seu uso atual. Veja também os trens da E. F. de Ilhéus
ACIMA: Notar, no mapa dos anos 1950, que a estação de Almada já nem era mostrada. Notar também o trecho da linha principal da ferrovia acompanhando o rio da Almada (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume VI, 1958).
(Fontes: Manoel Ursino Tenório de Azevedo Junior: Viajando nos trilhos da história: roteiro turístico cultural no antigo trajeto da estrada de ferro de Ilhéus, Bahia, 2005; IBGE: (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume VI, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

É difícil de se imaginar esta casinha com um pátio ferroviário com desvios, funcionando como uma estação de trens... o prédio ainda está de pé em 2008. Foto Manoel Ursino Tenório de Azevedo Junior, em 2005
   
     
Atualização: 23.08.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.