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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1902-1916) |
CAIUBI
Município de São Carlos, SP |
Linha-tronco métrica - km ? |
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SP-0736 |
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Inauguração: 1902 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 19 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas,
em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois
continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu
por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos
(1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz
(1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio
Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929),
chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou.
Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros
trafegaram pela linha até o final de 2000. |
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A ESTAÇÃO: "Rio Claro!"
gritou o ajudante do trem. Daí a pouco, a plataforma da estação regurgitava
de viajantes apressados, carregando malas, segurando crianças, ensurdecidos
pelos berros dos carregadores, do bufar insistente das caldeiras das
máquinas, apitos dos guarda-chaves e rolar de carros em manobras.
Um vai-vem, um vozerio sem fim. Partimos. No carro em que eu ia, cheio,
repleto, a prosa irrompeu, e um amigo comenta: "Oh! Por aqui? Então
de volta ao grupo?" - "Que fazer, meu caro! As férias acabaram-se,
toca ao trabalho". Olhei para as pessoas que viajavam conosco. "Professores
e professoras", disse o amigo. Conhecia alguns e algumas. "Olá, Paulo",
exclamei, "como foi de férias?"- "Bem, e você?"- "Assim..."
Bem em
frente a mim, diversas moças chalreavam, numa expansão contente e
alegre. Uma delas era magra, esguia, com um grande chapéu com abas
e flores vermelhas de ornamento. Era a mais tagarela. A outra era
gorda, bem feita, com umas formas delicadas e esplêndidas, escutava,
respondia à amiga quase sempre com um sorriso amável e... olhava-me.
Eu já a conhecia. Era de uma cidade vizinha daquela para onde eu me
dirigia. Olhei-a. Tornamos a nos olhar. Sorrimos, num consentimento
tácito de começo de flerte. Ela era bonita.
Os cabelos negros, de
um negror profundo de ébano quase desaparecia debaixo do chapéu grande
e todo ornado com fitas largas. Tinha uns olhos grandes e pretos,
enormes de mistério e de encanto... Uns lábios fortes e grossos que
inspiravam a tentação diabólica de um beijo. Ria muito... talvez soubesse
que tinha lindos dentes. E o flerte pegou. Às vezes, para que não
desse muito na vista o nosso namoro, eu me punha a olhar as paisagens
que se sucediam rápidas, como nas fitas dos cinematógrafos, ora no
sublevamento das colinas, ponteadas de cafeeiros, ora nos abaixamento
dos vales, onde se alinhavam filas de bananeiras ou emergiam do fundo,
branquejando, casinhas miúdas pela distância. Chovia. Finas cordas
de água acompanhavam lenta e copiosamente os capões de mato que bordavam
a estrada, e lá, ao fundo, embrumados e indecisos, os morros apareciam
tristes e desconsolados. Estações passavam. "Visconde de Rio Claro!"
anunciou outra vez o ajudante de trem. Espera.
Nós dois continuávamos
a tarefa encetada de flertar. Como ela sabia jogar com o nervo patético
motor! Que abaixamento estonteante e lindo das pálpebras de espessos
cílios aveludados! E o trem recomeçava a correr na sua monótona canção
das rodas sobre os trilhos, batendo, batendo sempre, batendo sem parar.
Chegamos perto de São Carlos. A prosa dos carros redobrou, ativa,
avivada, na ânsia de chegar breve. Poucos minutos depois, íamos de
novo levados pelo comboio, correndo à procura dos pontos de chegada.
"Caiubi!" gritou de novo uma voz. A melancolia apoderava-se lentamente
de mim. Qualquer coisa de vago e impressionante eu sentia brotar inconscientemente
por dentro de minha consciência. Ia-se acabar o flerte. Dali a pouco,
entre o buliço da estação e o barulho das manobras, eu ia perder o
atrativo dessa viagem que se tinha tornado tão agradável. Chegamos,
enfim, à estação onde ela devia parar. Vi-a sumir por entre a turba
que enxameava pela estação, com um andar altivo, direito, de garça
real... Ainda tenho nos lábios o sabor delicioso dos seus olhares".
O texto acima foi escrito em janeiro de 1913 e publicado em um jornal
de Dourado. Seu autor, na época com apenas vinte e um anos,
era Sud Mennucci, professor primário que dava aulas nessa cidade
na época, e que mais tarde se tornou famoso como jornalista e educador.
A história, embora romanceada, é provavelmente real; ele passava férias
na sua cidade natal, Piracicaba, e a seguir retornava para
as aulas em Dourado, seguindo pela Paulista, onde tomava o
trem em Limeira, depois de chegar a esta estação vindo de coche. Na
época, ele era obrigado a baldear em Rio Claro, onde a bitola
passava a ser métrica. O trem seguia então por Corumbataí,
Anápolis, Visconde de Rio Claro, Caiubi,
estaçãozinha desativada poucos anos depois, ao lado de uma pedreira...
em São Carlos, ele tomaria o trem que o levaria à Douradense
e daí para Dourado.
O texto acima foi um dos primeiros de sua
longa carreira de escritor e articulista, e é uma raridade, no sentido
em que descreve uma viagem de trem na época, com a paisagem dos cafezais
e outras. De qualquer forma, que destino terá tido a garota de olhos
e cabelos negros de Caiubi?
Bem, Caiubi foi um posto
telegráfico, aberto em 1902, junto à pedreira do mesmo nome, de propriedade
da própria Cia. Paulista. Ficava posicionada entre as estações de
Conde do Pinhal e de São Carlos.
Embora desativado em maio de 1916, o pequeno prédio continuou por
algum tempo a servir como residência de empregados. Demolido mais
tarde, a Cia. Paulista acabou por construir, em 1922, no ramal
de Piracicaba, uma estação nova que levou o mesmo nome do antigo
posto.
(ver também CAIUBI-ramal de
Piracicaba).
(Fontes: Filemon Peres; Acervo Sud Mennucci; Cia. Paulista:
relatórios oficiais, 1900-30; Cia. Paulista: Álbum dos
50 anos, 1918; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Em 1918, a foto de Filemon Peres mostra o posto já desativado
dois anos antes e como residência de empregados |
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Atualização:
12.04.2019
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