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Santa Bárbara
Caiubi
Tupi
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ramal de Piracicaba-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1996
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1922-1971)
FEPASA (1971-1998) |
CAIUBI
Município de Santa Bárbara do
Oeste, SP |
Ramal de Piracicaba - km 99,615 |
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SP-0735 |
Altitude: 500,300 m |
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Inauguração: 29.07.1922 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1922 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Embora idealizado
desde o fim do século XIX para ligar Limeira a Piracicaba, somente
em 1916 o ramal de Piracicaba começou a ser construído pela Cia. Paulista,
mas saindo de Recanto, estaçãozinha logo após Nova Odessa. Em 1917
chegou a Santa Barbara para aí estacionar até 1922, quando se o prolongou
até a estação terminal de Piracicaba Paulista. O ramal tinha bitola
larga e não se ligava com o ramal do mesmo nome, da Sorocabana, cruzando-se
na entrada da cidade em desnível. Em 1922, tencionava-se o prolongamento
até Bauru, idéia abandonada em 1925 por causa das dificuldades das
serras no caminho. Apesar disso, em 1969 voltou a se falar na ligação
Piracicaba-Torrinha, que também não saiu. Em 20 de fevereiro de 1977,
o tráfego de passageiros foi suprimido, e nos anos 90, o ramal foi
abandonado. Os trilhos estão lá até hoje e a concessionária Ferroban
estuda uma possível reativação dos cargueiros pela linha, hoje coberta
pelo mato. |
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A ESTAÇÃO: Inaugurada com
o trecho final do ramal, em 1922, a estação de Caiubi ficava
na margem sul da estrada SP-135, ao lado do vilarejo do mesmo nome,
perto da divisa dos municípios de Santa Bárbara e Piracicaba.
Segundo Antonio Carlos Angolini, o bairro nasceu com a estação,
chamada de Caiubi (outra estação da Paulista,
no tronco de linha métrica desativado havia pouco tempo na região de São Carlos, também
tinha esse nome), foi colocada numa região chamada de Bairro
dos Barbosas. O primeiro comerciante do local foi o dono do armazém, Fioravante Angolini (tio de Antonio Carlos).
O prédio,
semelhante aos das estações de Tupi e Taquaral, foi
demolido logo após 1986, quando já estava abandonado, sem portas ou
janelas.
Hoje, sobrevive apenas a plataforma, ao lado dos trilhos
e da rodovia asfaltada, e até 1998, muito de vez em quando,
via passar um carro de fiscalização de linha, depois que os cargueiros
acabaram em 1995.
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1922 a 1977. Na foto à esquerda, o trem do ramal está
ainda no pátio de Nova Odessa, de onde todos partiam,
puxados geralmente por uma U-9B. Clique sobre a foto para ver
mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Antonio
Carlos Angolini; José Pinto Siqueira Jr.; Thiago L. Sabaini;
Arquivo Histórico Indústrias Romi; FEPASA: Relatório
do Instalações Fixas, 1986; Cia. Paulista: relatórios
anuais, 1910-69). |
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A estação de Caiubi ainda com movimento, em 1941.
Foto Augusto Strazdin, acervo Arquivo Histórico Industrias
Romi, cessão Antonio Angolini |
A estação já abandonada em 1980. Foto José
Pinto Siqueira Jr. |
Em 1986, a estação abandonada e destruída.
Relatório Fepasa, 1986 |
Em 1986, a estação abandonada e destruída.
Relatório Fepasa, 1986 |
Em 28/05/1996, só a plataforma sobrou. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
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Atualização:
02.05.2018
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