|
|
...
Espraiado
Canela
Torrinha
...
Tronco oeste CP-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
|
|
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1931-1971)
FEPASA (1971-1998) |
CANELA
Município de Brotas, SP |
Linha-tronco oeste - km 219,447 |
|
SP-1060 |
Altitude: 764,000 m |
|
Inauguração: 01.05.1931 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1931 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O chamado
tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até
o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das
linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Canela atual foi construída em 1931 para substituir a Canela
original, de 1897, e que ficou fora do leito da linha, com a retificação.
Já foi inaugurada como estação, e não mais como posto telegráfico,
condição que tinha Canela-velha.
A estação foi
fechada e transformada em parada em 15/8/1969.
Hoje, infelizmente,
somente sobram a plataforma e a placa amarela com o nome (bastante comuns nas estações do tronco oeste),
aliás bastante ilegível, depois da demolição do prédio, após 1986.
A foto pequena ao pé da página mostrava a estação, nesse ano, ainda de pé. Para chegar
à estação em 1998, saí por uma estrada de terra da estrada que liga a SP-225
a Torrinha, no km 11, à direita e dirigi por uns dois quilômetros,
até achar a plataforma.
(Veja também CANELA-VELHA)
|
1931
AO LADO: A "nova" Canela também abre na variante e já como estação. O artigo é meio confuso e ainda chama a estação de "Ganella" (O Estado de S. Paulo,10/4/1931).
|
ACIMA: O fechamento da estação
em 15 de agosto de 1968 (O Estado de S. Paulo, 1/8/1968).
ACIMA:
Cruzamento de trens em Canela-nova (Foto Vanderley Zago - anos 1990).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Edson Castro; Rafael Corrêa; Cia. Paulista: relatórios
anuais, 1920-69; FEPASA: Relatório de Instalações
fixas, 1982; FEPASA: Relatório de Instalações
fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Canela em 1982. Foto FEPASA |
A estação em 1986, já fechada. Relatório
Fepasa, 1986 |
A estação em 1986, já fechada. Relatório
Fepasa, 1986 |
Em 15/04/1998, a plataforma coberta de mato e a estação
já não mais existe (apenas a casinha de madeira
ao fundo). Foto Ralph M. Giesbrecht |
Em janeiro de 2001, a placa da antiga Paulista ainda está
de pé. Foto Edson Castro |
Pátio de Canela em 11/2008. Foto Rafael Correa |
|
|
|
|
Atualização:
13.04.2018
|
|