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VXY Mogiana em MG
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Desembargador Furtado
Carlos Gomes
Jaguari
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Tronco CM-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1888-1929)
CARLOS GOMES
(antiga MATTO DENTRO)

Município de Campinas, SP (Veja o bairro)
Linha-tronco original - km   SP-1089
Altitude: -   Inauguração: 01.01.1888
Uso atual: escola (2006)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1888 (provável)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.
 
A ESTAÇÃO: Aberta em 1888, com o nome de Chave e tempos depois (quando?) alterado para Matto Dentro (veja caixas abaixo em 1887 e 1888).

A estação "foi aconselhada pela grande afluencia de cargas e passageiros para aquelle lugar, principalmente depois que as ultimas enchentes de Janeiro fizerão desapparecer diversas pontes sobre o rio Atibaia porque difficultou a procura da estação de Tanquinho aos lavradores estabelecidos entre os rios Jaguary e Atibaia".

Ela foi construída exatamente onde existia já uma "chave", dentro da Fazenda Santa Rita do Mato Dentro, onde já embarcavam passageiros e até cargas, e era conhecida como "estação da Chave do Matto Dentro". "Construiu-se um edificio para estação na chave do Matto Dentro, ficando completamente pronto em Dezembro (de 1887). Durante o semestre tivemos de fazer um movimento de terras na extensão de 300 metros afim de melhorar as condições da linha e dar lugar a estação n'este lugar. Ficou com uma linha do nível de 180 metros e uma linha recta de 80 metros" (relatório da Mogiana, 15/4/1888).

No mesmo relatório, cita-se em outro capítulo que "A 1o de Janeiro do corrente anno foi aberta ao trafego a estação de Matto Dentro, continuando a vigorar a mesma tarifa do tempo da "Chave do Matto Dentro".

A estação original de Carlos Gomes - nome dado a ela em 1897 (veja caixa abaixo de 1897), por ocasião da morte do compositor campineiro - funcionou por mais de 40 anos, quando, na retificação do trecho Desembargador Furtado-Jaguari, em 1929, foi substituída pela nova (ver Carlos Gomes-nova), mais precisamente no dia 18 de novembro desse ano.

O prédio antigo, entretanto, continua em seu lugar até hoje, obviamente longe (uns 1000 metros) da linha atual, mas servindo de escola, bastante descaracterizado e aumentado, na antiga vila ferroviária, hoje conhecida como Carlos Gomes Velho.

1887
AO LADO:
Autorizada a construção de nova estação na linha-tronco (A Provincia de S. Paulo, 1/5/1887).
1887
AO LADO:
Sete meses depaois, é autorizada a abertura da estação agora chamada de Chave (A Provincia de S. Paulo, 29/12/1887).
1888
AO LADO:
Correspondencia para o coronel vai para a estação - vejam que, doze dias depois da sua abertura já tinha o nome alterasda para Mato Dentro (A Provincia de S. Paulo, 12/1/1888).
1891
AO LADO:
Morte na estação do Mato Dentro (O Estado de S. Paulo, 23/5/1891).
1897
AO LADO:
Descarrilamento próximo à estação de Carlos Gomes (O Estado de S. Paulo, 24/7/1897).

ACIMA: Mapa que mostra as linhas da Mogiana na região de Campinas: tronco original em vermelho (1875), variante Guanabara-Guedes em preto e branco (1929/45 - 1977) e variante Boa Vista-Guedes em azul (1973/7 - hoje) - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER EM TAMANHO MAIOR) (Acervo ABPF, diagramação posterior Ralph M. Giesbrecht).
1917
AO LADO:
Trem apedrejado próximo à estação (O Estado de S. Paulo, 28/02/1917).
1920
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 18/3/1920).
1924
AO LADO:
Paralelepídedos de Carlos Gomes pavimentam a cidade de Campinas (O Estado de S. Paulo, 25/3/1925).
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1925
AO LADO:
Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 17/3/1925).
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Ana Maria L. Giesbrecht; Mogiana: album, c. 1910; O Estado de S. Paulo, 1925)
     

A estação de Carlos Gomes, c. 1910. Foto do álbum da Mogiana

A antiga estação de Carlos Gomes, já desfigurada (30/11/1998). Foto Ralph M. Giesbrecht

A antiga estação de Carlos Gomes, já desfigurada (30/11/1998). Foto Ralph M. Giesbrecht

A antiga estação em 09/2006. Foto Ana Maria Giesbrecht
   
     
Atualização: 29.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.