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VXY Mogiana em MG
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(1959-c. 1985)
Coronel Corrêa-nova
Cel. José Egídio
Tambaú-nova
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Tronco CM - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1959-1963)
CORONEL JOSÉ EGÍDIO-NOVA
Município de Tambaú, SP
Variante Tambaú-Bento Quirino - km   SP-1103
Altitude: -   Inauguração: 28.12.1959
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1959 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A variante construída pela Mogiana foi entregue parte entre 1948 e 1951, sendo trerminada somente em 1959. Começando na estação de Lagoa Branca, ela seguiu a oeste do tronco original e atingiu Baldeação, deixando na primeira fase as estações de Cocais, Papagaios, Casa Branca, Briaréu e Cel. Correa fora dos trilhos. Por outro lado, criou na variante três estações novas, Joaquim Libânio, Casa Branca e Cel. Correa. Em 1959, foi a vez das estações de Brejão, Baldeação, Cel. J. Egidio e Tambaú ficarem fora da linha, que passou pelo norte da linha original e se ligou à estação de Faveiro, ainda na linha antiga. Baldeação, por sua vez, ficou ligada por um curto ramal à estação de Cel. Correa-nova, até 1967, quando esse ramal desapareceu de vez. Cel. J. Egidio e Tambaú ganharam versões novas na variante.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Coronel José Egídio-nova foi inaugurada em 1959, no trecho da variante Lagoa-Tambaú aberto nesse ano, entre as estações de Coronel Correa-nova e Tambaú-nova. Foi fechada e transformada em parada em 1963 (*RM-1963), apenas quatro anos depois. Segundo Bruno Arielba, essa estação era apenas um vagão ao lado dos trilhos com uma plataforma. Existiam casas de turma também. A intenção era a de se construir uma estação definitiva, mas com o seu fechamento muito precoce, nada foi feito e tudo foi abandonado. Em 1986, o Relatório de Instalações Fixas da Fepasa realmente já não citava mais essa estação. O local atualmente é conhecido como "Josinho de Lima", que realmente parece ser uma distorção do nome "José Egídio"... sem o Lima, claro. "Tanto as casas próximas a estação como o local que parecia ser a sua plataforma estão totalmente cobertos pelo mato. Existe ainda no local quatro casas de turma, muito próximas aos trilhos e todas se desmanchando. Algumas servem de moradia para morcegos. Percorrendo a linha com um trólei, a uns duzentos metros das casas de turma, há um espaço limpo que tudo indica ser o local onde estava o vagão. Entretanto, moradores da região, e que embarcavam nela, falam que existia uma plataforma de concreto com uma cobertura bem próximo as casas de turma. Achamos o local que tudo indica ser esta plataforma, mas estava todo coberto pelo mato" (Douglas Bulhões, 01/2006). (Veja também CORONEL JOSÉ EGÍDIO)
(Fontes: Bruno Arielba; Douglas Bulhões; Humberto Júnior; Ilsom Júnior; O Estado de S. Paulo, 29/12/1959).
     

As casas da estação em construção: anos 1950. Acervo Bruno Arielba

Acima e à esquerda, as casas da vila já envoltas pela vegetação, em 01/2004. Fotos Douglas Bulhões, Humberto Júnior e Ilsom Júnior
     
     
Atualização: 21.12.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.