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VXY Mogiana em MG
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Eng. João Thomé
Nova Russas
Sucesso
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Linha Norte - 1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Rede de Viação Cearense (1910-1975)
RFFSA (1975-1997)
NOVA RUSSAS
Município de Nova Russas, CE
Linha Norte - km 382,838 (1960)   CE-3463
Altitude: 241 m   Inauguração: 03.11.1910
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2021)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão.
 
A ESTAÇÃO: Fundado em 1876, o povoado de Nova Russas tinha o nome dado em homenagem ao padre que construiu a primitiva igreja, oriundo da cidade de Russas, também no Ceará.

"A povoação experimentou maior crescimento a partir da inauguração da estação ferroviária da Rede de Viação Cearense, efetivada em 3 de novembro de 1910 (...)" (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959).

Tornou-se município em 1923, depois extinto em 1931 e restaurado em 1933. Com a união desta com a linha vinda de Fortaleza em 1950, passou a ser parte da linha Fortaleza-Crateús.

O uso atual da estação me é desconhecido, mas ela ainda estava ali em um pátio ferroviário que mantinha seus 3 desvios em 2010.

ACIMA: A pequena cidade em 1948, com a estação em primeiro plano, no centro da fotografia (Autor desconhecido).
ACIMA: Mapa dos anos 1960 mostra o trajeto da linha em Nova Russas com a estação da sede no município de mesmo nome (IBGE: Enciclopedia dos Municipios do Brasil, vol. V, 1960).

ACIMA: 62 anos depois, em 2010, o comboio cargueiro da CFN estacionado no pátio da estação de Nova Russas, que ainda mantinha o logotipo da RFFSA acima de seu nome no dístico, mostra que movimento existe na linha (Foto Heribelthon Martins).

ACIMA: Em foto de 2021, a estação (à esquerda) e o armazém (à direita) em Nova Russas (Foto Geraldo Langovsky).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1910 a 1988. Na foto, trem Fortaleza-Crateús em Amanaiara (1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1954 (Guias Levi).
(Fontes: Geraldo Langovsky, 2021; Roosevelt Reis; Heribelthon Martins, 2010; Adílio Miranda, 2009; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Nova Russas, c. 1957. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959

A armazém em 2009. Lá ao fundo, a estação. Foto Adílio Miranda
 
     
     
Atualização: 16.12.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.