A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Índice de estações
...
Eng. João Thomé
Nova Russas
Sucesso
...

Linha Norte - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Rede de Viação Cearense (1910-1975)
RFFSA (1975-1997)
NOVA RUSSAS
Município de Nova Russas, CE
Linha Norte - km 382,838 (1960)   CE-3463
Altitude: 241 m   Inauguração: 03.11.1910
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão.
 
A ESTAÇÃO: Fundado em 1876, o povoado de Nova Russas tinha o nome dado em homenagem ao padre que construiu a primitiva igreja, oriundo da cidade de Russas, também no Ceará. "A povoação experimentou maior crescimento a partir da
ACIMA: A pequena cidade em 1948, com a estação em primeiro plano, no centro da fotografia (Autor desconhecido). ABAIXO: 62 anos depois, em 2010, o vagão da CFN estacionado no pátio da estação de Nova Russas, que ainda mantém o logotipo da RFFSA acima de seu nome no dístico, mostra que movimento existe na linha (Foto Heribelthon Martins).

inauguração da estação ferroviária da Rede de Viação Cearense, efetivada em 3 de novembro de 1910 (...)
" (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959). Tornou-se município em 1923, depois extinto em 1931 e restaurado em 1933. Com a união desta com a linha vinda de Fortaleza em 1950, passou a ser parte da linha Fortaleza-Crateús. O uso atual da estação me é desconhecido, mas ela ainda está ali em um pátio ferroviário que mantém seus 3 desvios.

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1910 a 1988. Na foto, trem Fortaleza-Crateús em Amanaiara (1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1954 (Guias Levi).
(Fontes: Roosevelt Reis; Heribelthon Martins; Adílio Miranda; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Nova Russas, c. 1957. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959

A estação em 2009. Foto Adílio Miranda
 
     
     
Atualização: 06.09.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.