|
|
Rede de Viação
Cearense (1910-1975)
RFFSA (1975-1997) |
NOVA
RUSSAS
Município de Nova Russas, CE |
Linha Norte - km 382,838 (1960) |
|
CE-3463 |
Altitude: 241 m |
|
Inauguração: 03.11.1910 |
Uso atual: desconhecido |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A origem
da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a
Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal).
Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E.
F. de Baturité para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo
em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes
de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses
dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957
passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975
é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada
juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia.
Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram
a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois
disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão. |
|
A ESTAÇÃO: Fundado em 1876,
o povoado de Nova Russas tinha o nome dado em homenagem ao
padre que construiu a primitiva igreja, oriundo da cidade de Russas,
também no Ceará. "A povoação experimentou
maior crescimento a partir da
ACIMA:
A pequena cidade em 1948, com a estação em primeiro
plano, no centro da fotografia (Autor desconhecido). ABAIXO: 62 anos
depois, em 2010, o vagão da CFN estacionado no pátio
da estação de Nova Russas, que ainda mantém o
logotipo da RFFSA acima de seu nome no dístico, mostra que
movimento existe na linha (Foto Heribelthon Martins).

inauguração da estação ferroviária
da Rede de Viação Cearense, efetivada em 3 de novembro
de 1910 (...)" (Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959). Tornou-se município
em 1923, depois extinto em 1931 e restaurado em 1933. Com a união
desta com a linha vinda de Fortaleza em 1950, passou a ser
parte da linha Fortaleza-Crateús.
O uso atual da estação me é desconhecido, mas
ela ainda está ali em um pátio ferroviário que
mantém seus 3 desvios.

|
TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1910 a 1988. Na foto, trem Fortaleza-Crateús em Amanaiara
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1954 (Guias Levi). |
(Fontes: Roosevelt Reis; Heribelthon Martins; Adílio
Miranda; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|

Estação de Nova Russas, c. 1957. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959
|

A estação em 2009. Foto Adílio Miranda |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
06.09.2014
|
|