|
|
Rede de Viação
Cearense (1912-1975)
RFFSA (1975-1997) |
SUCESSO
(antiga PINHEIRO)
Município de Tamboril, CE |
Linha Norte - km 410,917 (1960) |
|
CE-4358 |
Altitude: 323 m |
|
Inauguração: 01.01.1912 |
Uso atual: em pé (2020) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral
a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal).
Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E.
F. de Baturité para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo
em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes
de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses
dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957
passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975
é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada
juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia.
Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram
a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois
disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Sucesso foi inaugurada em 1912 com o nome de Pinheiro.
Mais tarde (quando?) teve o nome alterado para o atual.
Com a união desta com a linha vinda de Fortaleza em
1950, passou a ser parte da linha Norte (Fortaleza-Crateús).
Reparar que as estações deste trecho da Linha Norte
da antiga Rede de Viação Cearense, que foram construídas
pela já de muito extinta E. F. de Camocim, são praticamente
todas extremamente parecidas em termos arquitetônicos.
ACIMA: A estação de Sucesso em 2020 (Foto Geraldo Langovski).
|
TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1912 a 1988. Na foto, trem Fortaleza-Crateús em Amanaiara
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1954 (Guias Levi). |
(Fontes: Geraldo Langovski, 2020; Joscean Mesquita, 2009; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação em 2009. Autor desconhecido |
A estação em 2009. Foto Joscean Mesquita |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
20.10.2022
|
|