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Rede de Viação
Cearense (1916-1975)
RFFSA (1975-1997) |
POTI
Município de Crateús, CE |
Linha Norte - km 464,360 (1960) |
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CE-3622 |
Altitude: - |
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Inauguração: 01.01.1917 |
Uso atual: cartório (1920) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A origem
da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a
Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal).
Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E.
F. de Baturité para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo
em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes
de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses
dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957
passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975
é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada
juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia.
Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram
a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois
disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Poti foi inaugurada em 1916: "Partindo de Camocim,
a ferrovia atingiu a cidade de Crateús em 1912, inaugurando-se
a estação a 12 de dezembro. Outras estações
construíram-se no município: Poti (1916), Ibiapaba (1918)
e Oiticica (1932)" (Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959).
Já a notícia recebida em 1o de janeiro assinala a inauguração como tendo sido no primeiro dia de 1917 (ver caixa abaixo, de 1917)
Com a união desta com
a linha vinda de Fortaleza em 1950, passou a ser parte da linha
Fortaleza-Crateús. Poti
hoje é um bairro rural do município de Crateús.
A estação ainda estava de pé em 2020, funcionando
como cartório de notas.
1917
AO LADO: A inauguração da estação de Poti em primeiro de janeiro de 1917 (O Estado
de S. Paulo, 4/1/1924). |
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ACIMA: Mapa do município de Crateús mostrando a estação da sede e também as de Ibiapaba, Oiticica, Poti e Santa Teresinha nos anos 1950 A linha que sai de Crateús para sudeste é o ramal (destaivado pouco tempo depois) de Independencia - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA Vê-LO EM TAMANHO MAIOR (IBGE: Enciclopesdia dos Municipios Brasileiros, vol. V, 1960).
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1916 a 1988. Na foto, trem Fortaleza-Crateús em Amanaiara
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1954 (Guias Levi). |
(Fontes: Geraldo Langovski, 2020; Petronio Marques; Clódio Pereira de Almeida;
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE,
1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação de Poti em 13/3/2008. Foto Clódio Pereira
de Almeida |
A estação em 2009. Foto Petronio Marques |
A estação em 2009. Foto Petronio Marques |
A estação em 2020. Foto Geraldo Langovski
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Atualização:
29.06.2023
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