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VXY Mogiana em MG
Índice de estações
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Crateús
Poti
Ibiapaba
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Linha Norte - 1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Rede de Viação Cearense (1916-1975)
RFFSA (1975-1997)
POTI
Município de Crateús, CE
Linha Norte - km 464,360 (1960)   CE-3622
Altitude: -   Inauguração: 01.01.1917
Uso atual: cartório (1920)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Poti foi inaugurada em 1916: "Partindo de Camocim, a ferrovia atingiu a cidade de Crateús em 1912, inaugurando-se a estação a 12 de dezembro. Outras estações construíram-se no município: Poti (1916), Ibiapaba (1918) e Oiticica (1932)" (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959).

Já a notícia recebida em 1o de janeiro assinala a inauguração como tendo sido no primeiro dia de 1917 (ver caixa abaixo, de 1917)

Com a união desta com a linha vinda de Fortaleza em 1950, passou a ser parte da linha Fortaleza-Crateús. Poti hoje é um bairro rural do município de Crateús.

A estação ainda estava de pé em 2020, funcionando como cartório de notas.

1917
AO LADO:
A inauguração da estação de Poti em primeiro de janeiro de 1917 (O Estado de S. Paulo, 4/1/1924).


ACIMA: Mapa do município de Crateús mostrando a estação da sede e também as de Ibiapaba, Oiticica, Poti e Santa Teresinha nos anos 1950 A linha que sai de Crateús para sudeste é o ramal (destaivado pouco tempo depois) de Independencia - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA Vê-LO EM TAMANHO MAIOR (IBGE: Enciclopesdia dos Municipios Brasileiros, vol. V, 1960).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1916 a 1988. Na foto, trem Fortaleza-Crateús em Amanaiara (1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1954 (Guias Levi).
(Fontes: Geraldo Langovski, 2020; Petronio Marques; Clódio Pereira de Almeida; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Poti em 13/3/2008. Foto Clódio Pereira de Almeida

A estação em 2009. Foto Petronio Marques

A estação em 2009. Foto Petronio Marques

A estação em 2020. Foto Geraldo Langovski

 
     
Atualização: 29.06.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.