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VXY Mogiana em MG
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(1964-2006)
Cravinhos-nova
Engenheiro Silva Mendes
Evangelina
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Tronco CM-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1964-1971)
FEPASA (1971-1998)
ENGENHEIRO SILVA MENDES
(antiga E3)
Município de Cravinhos, SP
Variante Bento Quirino-Entroncamento - km 277   SP-0324
X   Inauguração: 01/05/1964
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1964
 
HISTORICO DA LINHA: Com obras que duraram quase dez anos, a Mogiana entregou em 1964 esta variante que substituía a linha-tronco original no trecho entre as estações de Bento Quirino e Alto, esta um pouco antes da estação de Entroncamento, então a última do tronco original. Com a retirada posterior dos trilhos, sete estações foram fechadas, uma (a de Ribeirão Preto original) foi desativada três anos depois e outra (Barracão) passou a servir o ramal de Sertãozinho. Por sua vez, cinco estações novas foram criadas na variante, que opera até hoje e transportou trens de passageiros até agosto de 1997.
 
A ESTAÇÃO: A estação, inicialmente chamada de "E3", e anos depois, Engenheiro Silva Mendes, foi construída e inaugurada no trecho novo, em 1964. Funcionava como parada apenas, e, antes de 1986, já tinha sido demolida (Relatório de instalações fixas - Fepasa, 1986). "Notar na foto os detalhes interessantes: a linha telegráfica intacta, detalhes do piso da estação, as plantas ornamentais do jardim da escadaria da estação sorevivem e espaço vazio da antiga vila ferroviária. A foto ficou um pouco escurecida devido à posição da estação em um corte e o horário de entardecer. É um corte. A fundação das casas pôde ser vista ao sul da plataforma" (Rodrigo Cabredo, 29/08/2006).
(Fontes: Rodrigo Cabredo; Nilson Rodrigues; Ralph M. Giesbrecht; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1950-69; FEPASA: relatório de instalações fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação nos anos 1960, com um trem tracionado por uma "duplex" de duas G-12 da Mogiana na sua plataforma. Acervo Nilson Rodrigues

As casas acima estavam sendo construídas na futura vila ferroviária (1961). Foto do acervo de Ralph M. Giesbrecht

A plataforma da estação em 29/08/2006. Foto Rodrigo Cabredo

Ladrilhos do piso da estação ainda existem. Foto Rodrigo Cabredo em 29/08/2006
   
     
Atualização: 26.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.