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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1926-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ESTRELA
Município de Itirapina, SP |
Linha-tronco - km 181,060 (1958) |
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SP-0351 |
Altitude: 800,892 m |
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Inauguração: 07.08.1926 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1926 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho,
Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro,
em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense,
em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola
larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção
leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas
linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de
volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio
Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar
a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até março
de 2001, nos últimos anos apenas no trecho Campinas-Araraquara. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Estrela foi inaugurada em 1926. Ela tomou o nome de um antigo
posto telegráfico (Estrella) que existia na linha-tronco métrica
antiga da Paulista, aquela construída pela Rio-clarense.
Esse posto ficava entre Oliveiras e Visconde do Rio Claro
e foi desativado quando a nova linha-tronco foi inaugurada, em junho
de 1916.
A Estrela "nova", na verdade, não ficava tão longe
assim da Estrela "velha", a Estrelinha. Por coincidência,
as duas eram, cada uma delas, a última estação antes de se chegar
a Visconde do Rio
Claro, mas, enquanto a "velha" se situava
a leste desta, a "nova" se situaria mais ao sul. O nome de ambas foi
dado por ficarem próximas à mesma fazenda, a Estrela.
Em 1967, a CP já a identificava como "PE" - parada
simples.
"Em 1975, as coisas já não eram como antes na antiga CP, as
desativações já estavam ocorrendo. Eu me lembro que nessa época eu
mal conseguia distinguir onde ficavam algumas estações, como Estrela,
por exemplo, entre Itirapina e São Carlos. Eu não conseguia ver os
desvios, parecia que já não existiam naquela época" (Antonio
Gorni, 2006).
A estação teria sido demolida no início dos anos 1980, não se encontrando
registros fotográficos do edifício.
(Veja também ESTRELLA)
ACIMA: Trocando staff no tempo de auxiliar de estação na estação de Estrela, com rede aérea alimentando uma locomotiva V8. Em estação com plataforma alta era uma fácil trocar staff, os passageiros entravam numa velocidade que dava para segurar a argola bem na pontinha. O problema eram os maqunistas que jogavam os estafe na plataforma e sempre acertavam alguém (Texto e fotografia - possivelmente anos 1970 - por Antonio Carlos Silva e Fernando Alcantara Passos). |
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A antiga plataforma da estação desapareceu no
meio do matagal. Foto Marcelo Tomaz em setembro de 2015 |
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Atualização:
22.12.2022
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