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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Torquato Leite
Bocaiuva
Camilo Prates
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Linha do Centro - 1931
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E. F. Central do Brasil (1925-1975)
RFFSA (1975-1996)
BOCAIUVA
Município de Bocaiuva, MG (1888-)
Linha do Centro - km 1.045,395 (1928)   MG-0375
Altitude: 662 m   Inauguração: 14.03.1924
Uso atual: uso desconhecido (2020)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1924
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bocaiúva foi inaugurada em 1924 (ver caixa abaixo) - e não em 1925, como informa o Guia Geral de Estradas de Ferro de 1960. Porém, a construção do prédio e do trecho de Montes Claros, já em obras em 1913, levaram mais de dez anos para serem concluídos (ver caixa abaixo).

Foi ponta de linha até a inauguração do trecho que alcançou Montes Claros, em setembro de 1926.

A ligação com a E. F. Bahia-Minas a partir de Bocaíúva, que nunca saiu, é o que poderia justificar a imensa estação de Bocaiúva, um local, nessa época, pobre e miserável que possuía uma estação enorme.

O nome da estação é uma homenagem ao político Quintino Bocaiúva, por ter este conseguido a transferência da sede da vila, de Jequetaí, onde se localizava, para a vila que então servia de estação ferroviária.

"A estação de Bocaiúva, um dos maiores prédios construídos para servir à via férrea no interior do Estado, terra do ministro Patrus Ananias que segundo o mesmo cresceu ouvindo o apito dos trens, é hoje esconderijo de viciados em drogas e motel improvisado. Com localização privilegiada, o antigo porto dos passageiros do trem não pode ser utilizado para outros fins como quer a administração municipal local porque a FCA alega não ser seguro o trânsito de pessoas no entorno ferroviário, pois as linhas estão ativas com o transporte de cargas" (Alberto Fernandes de Oliveira, 11/2005).

A estação, desativada nos anos 1990, foi reformada em 2006; em 2010, já estava abandonada novamente. Inacreditável.

Em 2010, a Prefeitura conseguiu a posse do prédio e foi reformada novamente. Em 2018 estava em bom estado, pelo menos por fora.

1923
AO LADO:
A estação de Bocaiuva já estava em construção 11 anos antes de sua inauguração. O que teria causado tanto atraso na obra dela e do trecho de Montes Claros? A Guerra Mundial? (O Estado de S. Paulo, 29/3/1913).

1923
AO LADO:
A futura estação ganha um nome. Porém, desde então o nome foi apenas... o sobrenome. Possivelmente por haver uma estação na mesma linha, mas no Rio de Janeiro, com o nome do político - hoje, porém, esta última é conhecida apenas como Quintino (O Estado de S. Paulo, 15/5/1923).

1924
AO LADO:
Inauguração da estação e do ramal até ela (O Estado de S. Paulo, 16/3/1924).

1924
AO LADO:
Queda de barreira próximo á estação (O Estado de S. Paulo, 3/12/1924).

ACIMA: O povo de Bocayuva aguarda pela primeira locomotiva da Central para inaugurar a estação em 1924 (O Malho, 22/3/1924).
ACIMA: Parte do município de Bocaiuva nos anos 1950, com a linha do Centro da EFCB cortando-o de sul a norte e com pelo menos cinco estações na linha (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. IX, 1960).

(Fontes: Rodrigo Rocha, 2020; Gutierrez L. Coelho, 2010; José Neto, 2018; Pedro Paulo Resende; Alberto Fernandes de Oliveira, 2005; Wanderley Duck; Jonathan Sobral, 2006; O Estado de S. Paulo, 1923 e 1924; O Malho, 1924; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. IX, 1960; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Bocaiuva no dia de sua inauguração em 1924. O Malho, 22/3/1924

A estação de Bocaiuva, sem data. Acervo Wanderley Duck

A estação de Bocaiúva, em 2005. Foto Alberto Fernandes de Oliveira

A estação de Bocaiúva, em 2005. Foto Alberto Fernandes de Oliveira

A estação reformada em 11/2006. Foto Jonathan Sobral

A estação em 17/10/2010: abandonada novamente. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 2018. Foto José Neto

A estação em 04/2020. Foto Rodrigo Rocha
 
     
Atualização: 25.04.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.