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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Joaquim Felício
Catoni
Bueno do Prado
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1921-1975)
RFFSA (1975-1996)
CATONI
Município de Buenópolis, MG
Linha do Centro - km 961,816 (1928)   MG-3457
Altitude: 603 m   Inauguração: 19.04.1921
Uso atual: demolida em 1996   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1940
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Catoni foi inaugurada em 1921, com o nome de uma família tradicional (Cattoni) oriunda do local.

Em 1928, servia às povoações de Caiçara e Gameleira, além da de Curral Novo, pouco mais afastada.

Em 1932, a estação foi fechada por motivo de economia (ver caixa abaixo). Não sei se foi reaberta depois.

Pelo visto, foi reaberta em 1940 com novo prédio (no mesmo local?) - vide caixa abaixo.

Em 1960, de acordo com o Guia Geral, a estação não recebia nem expedia despachos de qualquer natureza.

A estação foi demolida em 1996, mas o pátio foi reaberto em 2006 para cruzamentos.

"Saindo da rodovia à esquerda e descendo uns 5 km no sentido do nada, num cerrado sem fim, chegamos a umas poucas casas e uma placa da fazenda Catoni. Aí, tive certeza da existência desse local. Uns 50 metros à frente, dei de cara com a grande plataforma de Catoni e a locomotiva 6124 da FCA" (Décio Marques, 09/2006).

1921
AO LADO:
Previsão de abertura da da estação (O Estado de S. Paulo, 25/2/1921).

1925
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 11/1/1925).

1932
AO LADO:
Fechamento da estação (O Estado de S. Paulo, 3/5/1932).

1940
AO LADO:
Abertura da nova estação (O Estado de S. Paulo, 30/5/1940).
(Fontes: Jonathan Sobral; Décio Marques; O Estado de S. Paulo, 1925; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

O trem passa pela plataforma de Catoni, tudo o que sobrou da antiga estação, em 12/2003. Foto Décio Marques
   
     
     
Atualização: 03.10.2018
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