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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Benfica
Dias Tavares
Chapéu D'Uvas
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1894-1975)
RFFSA (1975-1996)
DIAS TAVARES
(antiga FREDERICO LAGE)
Município de Juiz de Fora, MG
Linha do Centro - km 293,816 (1928)   MG-0421
Altitude: -   Inauguração: 31.07.1894
Uso atual: MRS (2009)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Frederico Lage foi inaugurada em 1894.

Mais tarde seu nome foi alterado para Dias Tavares em homenagem a um grande proprietário rural na época da construção da linha.

"A estação está em razoáveis condições, pois é operacional. Está sendo utilizada pela MRS como estação que controla a chegada, manobras e saídas de trens de dois importantes clientes da empresa: a Estação Aduaneira do Interior (porto seco) e a siderúrgica Arcelor-Mittal, que estão situadas bem próximas a ela e são servidas por um ramal que sai logo após a estação. A estação foi tombada pelo município através do Decreto do Executivo 09038/2006 de 14/11/2006, que garante que a sua preservação, pois tem relevância para a história da formação e desenvolvimento de Juiz de Fora e a memória ferroviária" (Jorge Alves Ferreira, 2009).



1949
AO LADO: Ponte próxima à estação é substituída (O Estado de S. Paulo, 1/4/1949).


ACIMA: A estação de Dias Tavares em 04/2009 (Foto Jorge Alves Ferreira).

(Fontes: Jorge A. Ferreira; Thomas Correa; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928)

     

A estação em 07/2002.
Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 29/1/2008. Foto Thomas Correa

A estação em 04/2009. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em abril de 2015. Autor desconhecido
   
     
Atualização: 03.03.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.