A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Granjas Reunidas
Engenheiro Navarro
Torquato Leite
...

Linha do Centro - 1931
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Central do Brasil (1925-1975)
RFFSA (1975-1996)
ENGENHEIRO NAVARRO
(antiga MALHADA DO MEIO)
Município de Bocaiúva, MG
Linha do Centro - km 1.014,690 (1928)   MG-3461
Altitude: 637 m   Inauguração: 01.08.1925
Uso atual: estação da FCA (2008)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Malhada do Meio foi inaugurada em 1925, para atender à povoação do mesmo nome.

Já em 1928, apenas três anos depois, o seu nome passou a ser Engenheiro Navarro, homenageando um engenheiro morto bem longe dali, num desastre entre Itatiaia e Barão Homem de Mello, no ramal de São Paulo da Central do Brasil, em 1907. O nome do engenheiro veio transferido de uma outra estação, a que passou a se chamar Valadares, no ramal de Lima Duarte da própria Central do Brasil, nas bandas de Juiz de Fora.

Em 2008 a estação de Engenheiro Navarro estava ocupada pela concessionária FCA.

1924
AO LADO: Anuncio da mudança de nome na estação, 4 anos antes da efetivação (O Estado de S. Paulo, 23/5/1924).

1926
AO LADO: Acidente próximo à estação (O Estado de S. Paulo, 7/7/1926).

ACIMA: Parte do município de Bocaiuva nos anos 1950, com a linha do Centro da EFCB cortando-o de sul a norte e com pelo menos cinco estações na linha (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. IX, 1960).

(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Jonathan Sobral; Décio Marques; O Malho, 1924; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. IX, 1960; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 12/2003. Foto Décio Marques

A estação em 2006. Foto Jonathan Sobral

A estação em 2006. Foto Jonathan Sobral

A estação em outubro de 2008. Foto Gutierrez L. Coelho
   
     
Atualização: 29.08.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.