A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Engenheiro Dolabella
Granjas Reunidas
Engenheiro Navarro
...

Linha do Centro - 1931
...
 
E. F. Central do Brasil (1925-1975)
RFFSA (1975-1996)
GRANJAS REUNIDAS
Município de Bocaiúva, MG (veja a fazenda)
Linha do Centro - km 994,000 (1928)   MG-3460
Altitude: 650 m   Inauguração: 01.08.1925
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: provavelmente 1924/5
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Granjas Reunidas foi inaugurada em 1925, para atender especialmente ao estabelecimento Granjas Reunidas, da família Dolabella.

Em 1928, havia um projeto de linha ligando esta estação à E. F. Bahia-Minas, na estação de Arassuaí (que na época ainda não existia).

"O maior volume de investimentos por meu pai realizados foi no Norte de Minas, especificamente no Município de Bocaiúva. Neste Município ele aplicou milhares e milhares de contos de réis. Entre outras coisas construiu duas usinas de açúcar, uma enorme serraria, destilaria de álcool e outros inúmeros empreendimentos na fazenda denominada Granjas Reunidas, no Norte (...) Quatro anos após seu falecimento em 1940, minha família vendeu por preço irrisório (por motivos que não cabem neste artigo maiores explicações) a Cia. Agro-industrial Dolabella Portella, através do Dr. Evaldo Lodi para as Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, na época o maior grupo Industrial do Brasil, evidentemente para o qual não faltavam dinheiro e crédito. Entretanto, nos 25 anos de que o referido grupo foi proprietário da enorme Fazenda Granjas Reunidas do Norte, jamais ocupou sequer 50% dos 1500 Km2 de terras. (...) A partir de 1967, a fazenda foi desmembrada e vendida a terceiros em diversas glebas" (Alfredo Dolabella Filho, O Estado de Minas do Norte já na
década de 1930, 15/02/2006).

Não sei o estado atual da estação.

1924
AO LADO: A estação em construção (O Estado de S. Paulo, 15/11/1924).


1947
AO LADO: A possibilidade de o rei Vitor Emanuel III, que renunciara ao trono da Itália após duas guerras mundiais e 45 anos no trono morar ali, era citada e também que outros monarcas já estiveram por ali antes. O rei morreu em dezembro desse mesmo ano, sem ir para a fazenda (Folha da Manhã, 15/9/1947).
ACIMA: Parte do município de Bocaiuva nos anos 1950, com a linha do Centro da EFCB cortando-o de sul a norte e com pelo menos cinco estações na linha (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. IX, 1960).

(Fontes: Alfredo Dolabella Filho: O Estado de Minas do Norte já na década de 1930, 2006; Folha da Manhã, 1947; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Ao fundo, à esquerda, a estação, em 1928. Em primeiro plano, carregamento de mudas de cana, no pátio da estação. Foto Max Vasconcellos
   
     
     
Atualização: 10.11.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.