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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Ressaquinha
Hermillo Alves
Carandaí
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Linha do Centro - 1931

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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1898-1970)
original nova
HERMILLO ALVES

Município de Carandaí, MG
Linha do Centro - km 410,447 (1928)   MG-0436
Altitude: 1.134 m   Inauguração: 02.03.1898
Uso atual: casas de veraneio (estação nova e velha)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Hermillo Alves foi inaugurada em 1898.

Em 1950 foi inaugurada a variante entre as estações de Barbacena e Carandaí, via Simão Tamm, já que o traçado original via Hermillo Alves era muito sinuoso e com rampas fortes. A estação foi depois desativada pois ficou fora da linha, e os trilhos foram retirados na segunda metade dos anos 1960.

Em 1968 o trem já não passava por ali, depois de, inicialmente, ter sido dada aos passageiros as duas opções: pela linha velha e pela variante, como se podia fazer até 1966.

Essa estação era a que ficava na posição mais alta de todas as das linhas da Central do Brasil. Mesmo
com a variante sendo construída, nos anos 1950 foi erguida uma nova estação para os trens de passageiros, que se tornaram mais altos.

As duas estações, original e "nova", estavam até 2005 juntas, no mesmo pátio, já sem trilhos, no trecho desativado pela variante de Carandaí. Serviram como moradia de ferroviarios até os anos 1990. Note que a estação original, transformada, depois de reformada, em casa de veraneio, possuía os locais onde era escrito o nome antigo. De perto ainda dava para ler Hermillo Alves escrito ali.


ACIMA: Locomotiva 731 da Central do Brasil parada na plataforma da estação de Hermillo Alves em 1931 (Acervo Manoel Monachesi).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1882 a 1966. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Pedro Paulo Resende; Manoel Monachesi; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79)
     

A estação abandonada em 2003. Foto Pedro Paulo Resende

Estação de Hermillo Alves original, em 03/01/2005, hoje casa de veraneio. Foto Pedro Paulo Rezende

Estação de Hermillo Alves original, em 03/01/2005, hoje casa de veraneio. Foto Pedro Paulo Rezende
     
     
Atualização: 20.05.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.