A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Buarque de Macedo
Quilômetro 460
Conselheiro Lafayette
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

Linha do Centro - 1931
...
 
 
E. F. Central do Brasil (1951-1975)
RFFSA (1975-1996)
QUILÔMETRO 460 (BANANEIRAS)
Município de Conselheiro Lafayette, MG
Linha do Centro - km 459,600 (1960)   MG-4341
Altitude: 939 m   Inauguração: 17.09.1951
Uso atual: pátio (2000)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: O posto do Quilômetro 460, grande oficina desde os tempos da RFFSA, fica a cerca de dois quilômetros além da estação de Conselheiro Lafaiette, sentido sertão, e conta com uma enorme pera de reversão. A data de abertura é a do pátio atual (1951).

Antes, no mesmo local existia uma parada de nome Bananeiras, que era o ponto inicial da E. F. Santa Matilde, pequena ferrovia particular (7 km) da Companhia Santa Matilde.

A Companhia também tinha uma linha que partia de Gagé, segunda estação ao norte a partir de Bananeiras. Aliás, a linha da ex-Central do Brasil segue por pelo menos 3 km nesse trecho o rio que leva esse nome - Bananeiras. No km 463 cruza-o por uma ponte.

O posto do km 460 não tem realmente uma estação (agência): tem uma cabine de comando e uma ou outra casa ferroviária.



ACIMA: Pátio do Quilômetro 460 em 1955 (Foto IBGE; extraído do livro MRS, de J. B. Setti).

ACIMA: Pátio do Quilômetro 460, em maio de 2009 (Foto Alexandre Almeida).

(Fontes: Manoel Marcos Monachesi; Jorge A. Ferreira, 2001; Alexandre Almaida; Marcio Protzner, 2009; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     
 
     
Atualização: 04.08.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.