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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Honório Bicalho
Raposos
Mestre Roque
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1891-1975)
RFFSA (1975-1996)
RAPOSOS
Município de Raposos, MG
Linha do Centro - km 571,117 (1928)   MG-0517
Altitude: 715 m   Inauguração: 13.02.1891
Uso atual: em pé e desconhecido (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Raposos foi inaugurada em 1891.

Em 25 de novembro de 1914, a Central do Brasil determinou o estabelecimento de trens de subúrbios entre Belo Horizonte e a estação de Raposos, que na época pertencia a Villa Nova de Lima (hoje Nova Lima), que, por sua vez, era servida por bondes que vinham de Raposos (Correio Paulistano, 26/11/1914, p. 6). Na época, os subúrbios de Bello Horizonte chegavam apenas até Sabará.

Em 1928 e até pelo menos os anos 1960, daqui saía uma linha de bondes elétricos, da St. John Del Rey Mining Co., com um percurso de 9,5 km que partia da plataforma da estação e a ligava à cidade de Nova Lima.

Uma tímida reforma, ainda em curso, tentava recompor em 2003 o edificio da estação. A linha naquele trecho já não tinha movimento, estando os trilhos abandonados (Informação de Gutierrez L. Coelho).

ACIMA: Convite distribuído em Raposos para a recepção dos príncipes ingleses (respecivamente, futuros Eduardo VIII e Jorge VI) em 1931, quando para lá se dirigiram para ver a mineração de Morro Verde (Acervo particular).

ACIMA e ABAIXO: O bonde da linha de Morro Velho nos anos 1960 (Fotos Leonardo Bloomfield).

(Fontes: Leonardo Bloomfield; Gutierrez L. Coelho; Correio Paulistano, 1914; www.raposos.com.br; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVII, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação, sem data. Foto do site www.raposos.com.br

A estação, no canto direito inferior da foto, c. 1958. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1959

A estação de Raposos, com o bonde da mina para Nova Lima, à frente, c. 1958. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1959

A estação em 26/10/2003. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 26/10/2003. Foto Gutierrez L. Coelho
 
     
Atualização: 05.06.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.