A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Fecho do Funil
Jacaré
Sarzedo
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...


Linha do Paraopeba - 1931
...
 
E. F. Central do Brasil (1923-1975)
RFFSA (1975-1996)
MÁRIO CAMPOS (antiga JACARÉ)
Município de Mário Campos, MG
Linha do Paraopeba - km 587,416 (1928)   MG-1210
    Inauguração: 24.10.1923
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua extensão acompanha o rio do mesmo nome, foi construída em bitola larga, provavelmente para aliviar o tráfego de trens entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura tinha de passar pela zona de mineração da Linha do Centro, até General Carneiro, onde saía a linha para a capital mineira. Além disso, até então havia baldeação para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho, foi aberta até a estação de João Ribeiro em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente. Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros continua intenso até hoje, com a concessionária MRS, até a estação do Barreiro, próxima a BH, e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola mista, métrica e larga.
 
A ESTAÇÃO: A estação do Jacaré foi inaugurada em 1923. Nos anos 1930 teve o nome alterado para o atual, Mário Campos. Entretanto, há guias que apontam Jacaré e Mário Campos como sendo duas paradas diferentes, distantes 2 km uma da outra. O prédio já foi demolido, sobrou apenas uma velha plataforma e uma casa de turma. "Só existe a plataforma e a base da estação, pelas fotos verá que o estado da outra plataforma, a do antigo trem de subúrbio, é lamentavel. Este lugar em especial devia ser muito bonito: à frente da estação ainda há um pequeno lago, integrante de uma praça, com várias arvores, como nos bons tempos da década de 1950" (Carlos Miguez, 2007).
     

A plataforma que sobrou, em 04/04/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

Casa ferroviária ao lado de onde ficava a estação, em 04/04/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

A plataforma em 02/2007. Foto Carlos Miguez
     
Atualização: 22.10.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.