|
|
E. F. Central do
Brasil (1914-1964)
E. F. Leopoldina (1964-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MARIANA
Município de Mariana, MG |
Ramal de Ponte Nova - km 557,950
(1928) |
|
MG-0559 |
Altitude: 697 m |
|
Inauguração: 12.10.1914 |
Uso atual: estação de trem turístico,
biblioteca e museu ferroviário (2015) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1914 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Ponte Nova foi construído em 1887 e 1888 para, da
estação de Burnier, se atingir Ouro Preto, então
capital da Província, de forma que ela se ligasse com o Rio
de Janeiro por via férrea. Somente mais tarde, entre 1914 e
1926, é que foi construído o trecho que chegaria até
Ponte Nova. Por uma resolução da RFFSA, RI-51 de 2/6/1964,
o ramal passou a ser operado pela Leopoldina. Até 1980 ainda
havia trens mistos percorrendo o ramal. Atualmente o ramal da Ponte
Nova está desativado, tanto para passageiros como para cargas.
Seus trilhos foram praticamente todos arrancados. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
da cidade histórica de Mariana foi inaugurada em 1914,
quando foi aberto o prolongamento do ramal, de Ouro Preto até
essa cidade. Tal teria acontecido a 12 de outubro, mas, olhando a
notícia no caixa abaixo, de 24 de junho do mesmo ano, vemos que há
discrepância de datas.
A estação permaneceu como ponta de linha até
1923/6, quando o ramal foi estendido até Ponte Nova.
Pelo menos até 1980 ainda havia movimentação
de passageiros que podiam se utilizar dos trens mistos. Depois, a
estação foi fechada, passou um tempo abandonada, foi
reformada e finalmente em 2006 sofreu uma grande reforma para ser
a estação final do trem turístico de Ouro
Preto a Mariana operado pela FCA a partir de 05/05/2006
- o segundo, pois um outro trem deste tipo, o primeiro, operado pela
RFFSA, operou de 1986 a 1996 utilizando primeiramente vaporeiras Baldwin
e Pacific e no final diesels U13-B.
O novo trem da FCA é puxado por uma diesel (antes, era uma
locomotiva a vapor Santa Fé oriunda da antiga E. F. Teresa
Cristina, em SC), e com 6 carros de aço, sendo um panorâmico.
O prédio da estação passou então a servir,
além de estação, como biblioteca e como museu
ferroviário, com sua área externa tendo expostos diversos
carros ACF da antiga Central e um carro-administração
da antiga Leopoldina, este servindo como restaurante.
ACIMA: No dia da inauguração
do prolongamento do ramal até Mariana, desde Ouro Preto, houve
um grande desastre com o trem em Mariana. Notar a diferença
de datas do dia da inauguração entre a data no topo
da página (Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928) e do jornal que deu a notícia acima - CLIQUE
SOBRE A NOTICIA PARA VE-LA INTEIRA (A Noite, 24/6/1914).
ACIMA: Estação
de Mariana em 1922, quando da visita do Presidente da República
Epitácio Pessoa (Acervo Arquivo Público Mineiro).
ACIMA: Municipio de Mariana em 1922. A linha em vermelho e diversas
estações outras no ramal (Comissão Mineira do
Centenário, 1922).
(Fontes: J. E. Buzelin; Rogerio
Cordeiro; Henrique N. Castro; José Agenor; Carlos R. Almeida;
Daniel Gentili; Carlos Missaglia; Comissão Mineira
do Centenário, 1922; Arquivo Público Mineiro;
Revista Ferroviária, diversos exemplares; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Comunicação, 1928) |
|
|
|
A estação em 1928. Foto Max Vasconcellos |
A estação em 29/12/1998. A seu lado, um trem de
minério, sinal de que o ramal inteiro ainda funcionava.
Foto Carlos R. Almeida |
A estação de Mariana, c. 1998. Foto extraída
de revista de decoração da época - nome
infelizmente não anotado |
Estação de Mariana, sem data. Foto Carlos Missaglia |
A estação, em final de reforma pouco antes da
reabertura do trecho Ouro Preto-Mariana, em 06/04/2006. Foto
José E. Buzelin |
Magnífico diorama da estação reformada
de Mariana, parte da maquete da linha colocada na estação
de Ouro Preto a partir de abril de 2006. Foto Henrique Nelson
Castro, um dos construtores da mesma |
A estação pronta, em 07/05/2006. Foto Gutierrez
L. Coelho |
A estação pronta, em 07/05/2006. Foto Gutierrez
L. Coelho |
A estação em 2013. Foto Rogerio Cordeiro |
|
|
|
|
Atualização:
09.05.2019
|
|