|  
      
     | 
      | 
     
      
         
          E. F. Central do 
            Brasil (1914-1964) 
E. F. Leopoldina (1964-1975)  
RFFSA (1975-1996)  | 
         
         
           MARIANA 
            Município de Mariana, MG | 
         
         
          | Ramal de Ponte Nova - km 557,950 
            (1928) | 
            | 
          MG-0559 | 
         
         
          | Altitude: 697 m | 
            | 
          Inauguração: 12.10.1914 | 
         
         
          | Uso atual: estação de trem turístico, 
            biblioteca e museu ferroviário (2015) | 
            | 
          com trilhos | 
         
         
          | Data de construção do 
            prédio atual: 1914 | 
         
         
          |   | 
         
         
          |  
            
            
           | 
         
         
          |   | 
         
         
          | HISTORICO DA LINHA: O 
            ramal de Ponte Nova foi construído em 1887 e 1888 para, da 
            estação de Burnier, se atingir Ouro Preto, então 
            capital da Província, de forma que ela se ligasse com o Rio 
            de Janeiro por via férrea. Somente mais tarde, entre 1914 e 
            1926, é que foi construído o trecho que chegaria até 
            Ponte Nova. Por uma resolução da RFFSA, RI-51 de 2/6/1964, 
            o ramal passou a ser operado pela Leopoldina. Até 1980 ainda 
            havia trens mistos percorrendo o ramal. Atualmente o ramal da Ponte 
            Nova está desativado, tanto para passageiros como para cargas. 
            Seus trilhos foram praticamente todos arrancados. | 
         
         
          |   | 
         
         
          A ESTAÇÃO: A estação 
            da cidade histórica de Mariana foi inaugurada em 1914, 
            quando foi aberto o prolongamento do ramal, de Ouro Preto até 
            essa cidade. Tal teria acontecido a 12 de outubro, mas, olhando a 
            notícia no caixa abaixo, de 24 de junho do mesmo ano, vemos que há 
            discrepância de datas.  
             
            A estação permaneceu como ponta de linha até 
            1923/6, quando o ramal foi estendido até Ponte Nova.  
             
            Pelo menos até 1980 ainda havia movimentação 
            de passageiros que podiam se utilizar dos trens mistos. Depois, a 
            estação foi fechada, passou um tempo abandonada, foi 
            reformada e finalmente em 2006 sofreu uma grande reforma para ser 
            a estação final do trem turístico de Ouro 
            Preto a Mariana operado pela FCA a partir de 05/05/2006 
            - o segundo, pois um outro trem deste tipo, o primeiro, operado pela 
            RFFSA, operou de 1986 a 1996 utilizando primeiramente vaporeiras Baldwin 
            e Pacific e no final diesels U13-B. 
             
            O novo trem da FCA é puxado por uma diesel (antes, era uma 
            locomotiva a vapor Santa Fé oriunda da antiga E. F. Teresa 
            Cristina, em SC), e com 6 carros de aço, sendo um panorâmico. 
            O prédio da estação passou então a servir, 
            além de estação, como biblioteca e como museu 
            ferroviário, com sua área externa tendo expostos diversos 
            carros ACF da antiga Central e um carro-administração 
            da antiga Leopoldina, este servindo como restaurante. 
             
              
            ACIMA: No dia da inauguração 
            do prolongamento do ramal até Mariana, desde Ouro Preto, houve 
            um grande desastre com o trem em Mariana. Notar a diferença 
            de datas do dia da inauguração entre a data no topo 
            da página (Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 
            1928) e do jornal que deu a notícia acima - CLIQUE 
            SOBRE A NOTICIA PARA VE-LA INTEIRA (A Noite, 24/6/1914). 
               
            ACIMA: Estação 
            de Mariana em 1922, quando da visita do Presidente da República 
            Epitácio Pessoa (Acervo Arquivo Público Mineiro).  
              
            ACIMA: Municipio de Mariana em 1922. A linha em vermelho e diversas 
            estações outras no ramal (Comissão Mineira do 
            Centenário, 1922). 
 
              (Fontes: J. E. Buzelin; Rogerio 
            Cordeiro; Henrique N. Castro; José Agenor; Carlos R. Almeida; 
            Daniel Gentili; Carlos Missaglia; Comissão Mineira 
            do Centenário, 1922; Arquivo Público Mineiro; 
            Revista Ferroviária, diversos exemplares; Max Vasconcellos: 
            Vias Brasileiras de Comunicação, 1928) | 
         
         
          |   | 
            | 
            | 
         
         
           
            
               
                  
                  A estação em 1928. Foto Max Vasconcellos | 
                  
                  A estação em 29/12/1998. A seu lado, um trem de 
                  minério, sinal de que o ramal inteiro ainda funcionava. 
                  Foto Carlos R. Almeida  | 
                  
                  A estação de Mariana, c. 1998. Foto extraída 
                  de revista de decoração da época - nome 
                  infelizmente não anotado | 
               
               
                  
                  Estação de Mariana, sem data. Foto Carlos Missaglia | 
                  
                   
                  A estação, em final de reforma pouco antes da 
                  reabertura do trecho Ouro Preto-Mariana, em 06/04/2006. Foto 
                  José E. Buzelin  | 
                  
                   
                  Magnífico diorama da estação reformada 
                  de Mariana, parte da maquete da linha colocada na estação 
                  de Ouro Preto a partir de abril de 2006. Foto Henrique Nelson 
                  Castro, um dos construtores da mesma | 
               
               
                  
                  A estação pronta, em 07/05/2006. Foto Gutierrez 
                  L. Coelho  | 
                  
                  A estação pronta, em 07/05/2006. Foto Gutierrez 
                  L. Coelho | 
                  
                   
                  A estação em 2013. Foto Rogerio Cordeiro | 
               
             
           | 
         
         
          |   | 
            | 
            | 
         
         
          | Atualização: 
            09.05.2019 
           | 
         
       
     |