A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Vitorino Dias
Passagem de Mariana
Floresta
...
 
E. F. Central do Brasil (1914-1964)
E. F. Leopoldina (1964-1975)
RFFSA (1975-1996)
PASSAGEM DE MARIANA
Município de Mariana, MG
Ramal de Ponte Nova - km 547,800 (1928)   MG-0546
Altitude: 928 m   Inauguração: 12.10.1914
Uso atual: fechada (2021)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Ponte Nova foi construído em 1887 e 1888 para, da estação de Burnier, se atingir Ouro Preto, então capital da Província, de forma que ela se ligasse com o Rio de Janeiro por via férrea. Somente mais tarde, entre 1914 e 1926, é que foi construído o trecho que chegaria até Ponte Nova. Por uma resolução da RFFSA, RI-51 de 2/6/1964, o ramal passou a ser operado pela Leopoldina. Até 1980 ainda havia trens mistos percorrendo o ramal. Atualmente o ramal da Ponte Nova está desativado, tanto para passageiros como para cargas. Seus trilhos foram praticamente todos arrancados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Passagem foi inaugurada em 1914, quando foi aberto o prolongamento do ramal, de Ouro Preto até essa cidade.

Nos anos 1940 tomou o nome de Passagem de Mariana. Era neste distrito próximo à estação que ficavam as minas de ouro de Mariana.

Saindo da estação de Vitorino Dias, a linha atravessa um túnel de mais de 100 metros e chega até a estação de Passagem de Mariana, localizada no alto de uma encosta – a construção estava ocupada e em péssimo estado de conservação em 2004 (Informação: O Estado de Minas, 05/2004).

Em abril de 2006, estava em reforma para a inauguração do trem Ouro Preto-Mariana que acabou sendo implantado pela FCA em 05/05/2006. Pronta, foi fechada. O trem não parava ali e não havia uma função definida para ela. Em 2021 estava fechada.

(Fontes: Alejandro Polvorines; Marcelo Lordeiro; Flavio Lage; Manoel Monachesi; José Emilio Buzelin; Gutierrez L. Coelho; Max Vasconcellos, 1928; O Estado de Minas )
     

A estação nos anos 1920. Foto cedida por Marcelo Lordeiro, Rio de Janeiro, RJ

A estação em 1990. O trem estacionado é o turístico "Trem dos Inconfidentes", que circulou nos anos 1980 e 1990 entre Ouro Preto e Mariana. Foto Flavio Lage

A estação em 2002. Foto Manoel Monachesi

A estação em reforma para o trem turistico Ouro Preto-Mariana, em 04/2006. Foto J. E. Buzelin

A estação já pronta, em 07/05/2006. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação já pronta, em 07/05/2006. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 25/8/2017. Foto Alejandro Polvorines

A estação em 22/4/2021. Foto Julio Alves
 
     
Atualização: 23.04.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.