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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Ouro Preto
Vitorino Dias
Passagem de Mariana
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1914-1975)
RFFSA (1975-1996)
VITORINO DIAS
(antiga TOMBADOURO e ITACOLOMI)
Município de Ouro Preto, MG
Ramal de Ponte Nova - km 543,600 (1928)   MG-0547
Altitude: 1.021 m   Inauguração: 12.10.1914
Uso atual: uso desconhecido (2014)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Ponte Nova foi construído em 1887 e 1888 para, da estação de Burnier, se atingir Ouro Preto, então capital da Província, de forma que ela se ligasse com o Rio de Janeiro por via férrea. Somente mais tarde, entre 1914 e 1926, é que foi construído o trecho que chegaria até Ponte Nova. Por uma resolução da RFFSA, RI-51 de 2/6/1964, o ramal passou a ser operado pela Leopoldina. Até 1980 ainda havia trens mistos percorrendo o ramal. Atualmente o ramal da Ponte Nova está desativado, tanto para passageiros como para cargas. Seus trilhos foram praticamente todos arrancados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Tombadouro foi aberta em 1914 com o prolongamento da linha até Mariana.

Pouco tempo mais tarde o nome foi alterado para Itacolomi.

Mais tarde - anos 1940 - seu nome foi alterado para Vitorino Dias.

Em 2004 estava de pé e "ocupada pela família do desempregado Antônio Xavier, de 45 anos. Ele disse que está morando no local há cinco anos, quando teve problemas de saúde e não tinha mais condições de trabalhar nos garimpos da região. “Ouvi dizer que o trem está voltando. Acho que não vai mudar muito. Só gostaria de conseguir um lugar para a minha família”, afirmou. No local, o desempregado cria vários animais domésticos – nos trilhos, ao invés do trem, uma Variant velha, que, segundo ele, não anda por causa da bateria. “A casa estava toda destruída, sem telhado. Mexi em várias coisas e comecei a viver aqui”, explicou" (O Estado de Minas, 05/2004).

Foi reformada em 2006, para o trem turístico da FCA entre Ouro Preto e Mariana, que se deu em maio desse ano.

Em 2017, o trem, agora puxado por uma locomotiva a diesel, continua passando nos fins de semana.

ACIMA: O trem a vapor passando pela estação em 2007 (Foto Leandro Luppi).
     

A estação de Itacolomi, provavelmente nos anos 1910. Foto cedida por Marcelo Lordeiro, Rio de Janeiro, RJ

A estação, em final de reforma pouco antes da reabertura do trecho Ouro Preto-Mariana, em 06/04/2006. Foto José E. Buzelin

A estação, reformada, em 2007. Foto Jonathan Sobral
     
     
     
Atualização: 21.02.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.