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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Pati do Alferes
Arcozelo
Macedo Silva
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
ARCOZELO
Município de Pati do Alferes, RJ
Linha Auxiliar - km 125,645 (1928)   RJ-1275
Altitude: 570 m   Inauguração: 18.03.1898
Uso atual: moradia (2009)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 1960, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Arcozelo foi inaugurada em 1898 pela E. F. Melhoramentos. Seu nome é uma homenagem a Joaquim Teixeira de Castro, Visconde de Arcozelo, fundador da fazenda de Arcozelo, criadora de gado leiteiro nos anos 1920 e próxima à linha, do lado esquerdo de quem vinha do Rio de Janeiro.

"Na estação de Arcozelo, conheci Dona Ivani dos Santos, que é mais conhecida por todos como Ivone. Bisneta de escrava, viúva de ferroviário, Dona Ivone reside com a família naquela estação há 38 anos. A ferrovia já não existe mais, porém dona Ivone, as portas dos oitenta anos, relembra com clareza os tempos em que a estrada de ferro funcionava a pleno vapor" (Carlos Latuff, 13/3/2009).

1934
AO LADO:
Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 1/5/1934).

1935
AO LADO:
Choque de trens da Central e da Leopoldina na estação (O Estado de S. Paulo, 9/2/1935).

ACIMA: Hotel Fazenda Arcozelo (ao fundo no centro) que mostra a linha principal (no canto esquerdo) e um desvio (mais à direita da árvore) que adentrava os limites da fazenda do mesmo nome (Cartão postal, provavelmente anos 1940/50 - acervo Jorge A. Ferreira).

(Fontes: Carlos Latuff; Jorge A. Ferreira; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Arcozelo, em 04/2003. Foto Jorge A. Ferreira

A estação de Arcozelo, em 04/2003. Foto Jorge A. Ferreira

A estação de Arcozelo, em 04/2003. Foto Jorge A. Ferreira

A estação de Arcozelo, em 04/2003. Foto Jorge A. Ferreira
   
     
Atualização: 06.07.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.