A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Pedras Ruivas
Pati do Alferes
Arcozelo
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
PATI DO ALFERES
Município de Pati do Alferes, RJ
Linha Auxiliar - km 122,448 (1928)   RJ-1297
Altitude: 575 m   Inauguração: 18.03.1898
Uso atual: mercado   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pati do Alferes foi inaugurada em 1898 pela E. F. Melhoramentos. Ainda estava de pé em 2016 e era utilizada como mercado.

ACIMA: Em Pati do Alferes, anos 1950, a praça defronte à estação ferroviária, que na época ainda funcionava a pleno vapor (Cartão postal). ABAIXO: Mais ou menos na mesma época, a estação em funcionamento (Cartão postal).

ABAIXO: Duas fotografias mostram acidente com a lomociva 44 da Central do Brasil na região de Pati do Alferes em 1915 (Fon-Fon, 11/12/1915).

(Fontes: Jorge A. Ferreira; Casa Marinho; Fon-Fon, 1915; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação e a cidade, anos 1930. Cartão postal.

A estação de Pati do Alferes, sem data. Foto de cartão postal (Casa Marinho)

A estação em 04/2003. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 04/2003. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 22/04/2006. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 2016. Foto Jorge A. Ferreira
     
Atualização: 30.05.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.