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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Macedo Silva
Bueno de Andrade
General Zenóbio
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
BUENO DE ANDRADA
(antiga BARRO BRANCO e BUENO)
Município de Pati do Alferes, RJ
Linha Auxiliar - km 131,340 (1928)   RJ-4268
Altitude: 527,000 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Barro Branco foi inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898).

Max Vasconcelos
(1928) e o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) consideram uma data de abertura diferente: 18/7/1898.

O nome mais tarde teria passado a ser Bueno de Andrada. Homenageava Antonio Carlos Bueno de Andrada, político paulista e engenheiro da Central. Deve ter sido o mesmo que foi um dos fundadores da E. F. Araraquara, onde, inclusive, há uma estação com o mesmo nome. Max Vasconcellos dizia que ele "era filho de Martim Francisco"... de Andrada e Silva?

Pelo menos em 1909, a estação chamava-se apenas Bueno (A Careta, 18/12/1909).

Cem anos depois, em 2009, já não havia mais nada. Como no caso da parada anterior de Macedo Silva, "sem ajuda de um morador local, seria impossível localizar... não tem nada, plataforma, estrutura, ruína, nada... tudo foi engolido pelo mato" (Carlos Latuff, 12/3/2009).


ACIMA: "Jorge Luis, filho do ex-ferroviário André Francisco e morador da região, me indicou a localização da parada Bueno de Andrade. A imagem foi obtida a distância, à beira de uma rodovia. A parada ficava próximo do poste (telegráfico?) que aparece na foto (note que os isoladores de porcelana continuam lá). A linha foi engolida pela vegetação. O acesso portanto é muito difícil, sendo necessário usar botas, perneiras e calças compridas, sem falar num facão ou foice pra abrir caminho, e eu não dispunha desses apetrechos no momento. O trecho faz parte agora de uma propriedade rural, e para não ter problemas com os "seguranças", o melhor seria conseguir autorização do dono da fazenda pra chegar até lá. Acho até que não seria complicado isso, mas já tava ficando tarde, sem almoço e cansado, pra chegar e me deparar com o mesmo quadro que encontrei em Macedo Silva. Não valia a pena. De qualquer modo, o registro está feito, e a localização é garantida pelo Sr. Jorge Luis, que conhecia bem a ferrovia desde seus tempos de criança" (Texto e foto Carlos Latuff, 11/03/2009).

(Fontes: Carlos Latuff; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; A Careta, 1909; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1909, com o nome de Bueno. A Careta, 18/12/1909
     
     
Atualização: 18.10.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.