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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Macedo Silva
Bueno de Andrade
General Zenóbio
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... NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1956-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
BUENO DE ANDRADA
Município de Pati do Alferes, RJ
Linha Auxiliar - km 131,340 (1928)   RJ-4268
  Inauguração: 18.07.1898
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bueno de Andrada foi inaugurada em 1898 ainda pela Melhoramentos. Homenageava Antonio Carlos Bueno de Andrada, político paulista e engenheiro da Central. Deve ter sido o mesmo que foi um dos fundadores da E. F. Araraquara,

ACIMA: "Jorge Luis, filho do ex-ferroviário André Francisco e morador da região, me indicou a localização da parada Bueno de Andrade. A imagem foi obtida a distância, à beira de uma rodovia. A parada ficava próximo do poste (telegráfico?) que aparece na foto (note que os isoladores de porcelana continuam lá). A linha foi engolida pela vegetação. O acesso portanto é muito difícil, sendo necessário usar botas, perneiras e calças compridas, sem falar num facão ou foice pra abrir caminho, e eu não dispunha desses apetrechos no momento. O trecho faz parte agora de uma propriedade rural, e para não ter problemas com os "seguranças", o melhor seria conseguir autorização do dono da fazenda pra chegar até lá. Acho até que não seria complicado isso, mas já tava ficando tarde, sem almoço e cansado, pra chegar e me deparar com o mesmo quadro que encontrei em Macedo Silva. Não valia a pena. De qualquer modo, o registro está feito, e a localização é garantida pelo Sr. Jorge Luis, que conhecia bem a ferrovia desde seus tempos de criança" (Texto e foto Carlos Latuff, 11/03/2009).
onde, inclusive, há uma estação com o mesmo nome. Max Vasconcellos dizia que ele "era filho de Martim Francisco"... de Andrada e Silva? Como no caso da parada anterior de Macedo Silva, "sem ajuda de um morador local, seria impossível localizar... não tem nada, plataforma, estrutura, ruína, nada... tudo foi engolido pelo mato" (Carlos Latuff, 12/3/2009).
(Fontes: Carlos Latuff, 2009; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
     
Atualização: 12.08.2009
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.