A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Costa Barros
Camboatá
São Mateus
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-?)
CAMBOATÁ
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km   RJ-4756
Altitude: 8 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Camboatá foi inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). Depois, desaparece das referências, embora tenha sido uma das primeiras estações a ser aberta pela Melhoramentos.

Pouco se conhece de Camboatá. Não se sabe a data de seu fechamento e nem se outra estação (Prata, Itinga ou Tomasinho) foi sua sucessora. Prata e Tomasinho foram abertas em 1896 e Eden (Itinga), em 1914. Não tenho nenhuma confirmação de que alguma tenha sido sucessora da de Camboatá.
     

A estação de Barros Filho, em 08/2003. Foto Carlos Latuff

A estação de Barros Filho em 2015. Foto jornal Extra em 1/3/1915
 
     
     
Atualização: 25.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.