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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Engenheiro Berford
São Mateus
Thomasinho
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1910-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1993)
SÃO MATEUS
(antiga GALDINO ROCHA)
Município de São João do Meriti, RJ
Ramal Circular - km 26,990 (1928)   RJ-1316
Altitude: 10 m   Inauguração: 11.09.1910
Uso atual: moradia (2016)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal circular da Pavuna era uma linha variante que começava na Linha Auxiliar, na estação de Costa Barros, e terminava na estação de Thomazinho, na mesma linha. Com o tempo, esse trecho curto da linha Auxiliar foi sendo abandonado, e os trens passaram a seguir direto pela Pavuna, incorporando o trecho na linha principal. Também o trecho final do ramal cirdular, entre Belford Roxo e Thomazinho, onde estava a estação de São Matheus (Galdino Rocha), foi erradicado, e hoje os trens metropolitanos da Supervias fazem o trecho Dom Pedro II-Costa Barros-Pavuna-Belford Roxo, tendo o ponto final nesta estação.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Mateus foi inaugurada em 1910.

Ela estava no antigo ramal circular da Pavuna, que ligava a estação de Costa Barros à estação de Thomasinho, ambas no eixo da linha Auxiliar original. O trecho desse antigo ramal entre a estação da Pavuna e de Thomasinho, ou seja, quase todo ele, foi suprimido em 1993, São Mateus foi o ponto final dos trens de subúrbio por muitos anos, enquanto os que seguiam de Dom Pedro II para Japeri corriam direto de Costa Barros, sem passar pelo ramal, até o final, tendo sido estes eliminados por volta de 1970.

A estação se chamou Galdino Rocha por algum tempo, nos anos 1920 e em 1931, foi renomeada com a denominação original, que existia devido à fazenda do mesmo nome.

Em 1952, chegou a eletrificação.

Sua plataforma é triangular (a forma do prédio da estação, não): em um dos lados, no sentido para o interior, passava a extinta bitola mista. Em outro, era usada pela antiga Rio D'Ouro e pela linha Auxiliar.

A estação não tem mais movimento de trens. Os trilhos já foram retirados, embora ainda existam os postes das catenárias. Em 2016, estava abandonada e servindo como moradia.

ACIMA: O primeiro trem elétrico chega a São Mateus, durante o governo provisório do Professor Plá em 1952 (Acervo Luiz Claudio Vieira Lopes). ABAIXO: A estação de São Mateus ainda com trens no início dos anos 1990 (Foto José A. de Vasconcellos).

(Fontes: Luiz Claudio Vieira Lopes; José A. de Vasconcellos; Carlos Latuff; Anderson Souza; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de São Mateus, em 08/2003. Foto Carlos Latuff

A estação de São Mateus, em 08/2003. Foto Carlos Latuff

Casa de turma ao lado da estação de São Mateus, em 08/2003. Foto Carlos Latuff

Casa de turma construída em 1913, ao lado da estação de São Mateus, em 08/2003. Foto Carlos Latuff

A estação em 2007. Foto Anderson Souza
 
     
Atualização: 30.10.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.