A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Engenheiro Berford
São Mateus
Thomasinho
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Central do Brasil (1910-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1993)
SÃO MATEUS
(antiga GALDINO ROCHA)
Município de São João do Meriti, RJ
Ramal Circular - km 26,990 (1928)   RJ-1316
Linha Auxiliar - km   Inauguração: 11.09.1910
Uso atual: deposito da Escola de Samba Unidos da Ponte   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal circular da Pavuna era uma linha variante que começava na Linha Auxiliar, na estação de Costa Barros, e terminava na estação de Thomazinho, na mesma linha. Com o tempo, esse trecho curto da linha Auxiliar foi sendo abandonado, e os trens passaram a seguir direto pela Pavuna, incorporando o trecho na linha principal. Também o trecho final do ramal cirdular, entre Belford Roxo e Thomazinho, onde estava a estação de São Matheus (Galdino Rocha), foi erradicado, e hoje os trens metropolitanos da Supervias fazem o trecho Dom Pedro II-Costa Barros-Pavuna-Belford Roxo, tendo o ponto final nesta estação.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Mateus, inaugurada em 1910, não tem hoje mais movimento de trens. Os trilhos já foram retirados, embora ainda existam os postes das catenárias. Ela estava no antigo ramal circular da Pavuna, que ligava a estação de Costa Barros à estação de Thomasinho, ambas no eixo da linha Auxiliar original. O trecho desse antigo ramal entre a estação da Pavuna e de Thomasinho, ou seja, quase todo ele, foi suprimido em 1993,

ACIMA: O primeiro trem elétrico chega a São Mateus, durante o governo provisório do Professor Plá em 1952 (Acervo Luiz Claudio Vieira Lopes). ABAIXO: A estação de São Mateus ainda com trens no início dos anos 1990 (Foto José A. de Vasconcellos).
São Mateus
foi o ponto final dos trens de subúrbio por muitos anos, enquanto os que seguiam de Dom Pedro II para Japeri corriam direto de Costa Barros, sem passar pelo ramal, até o final, tendo sido estes eliminados por volta de 1970. A estação se chamou Galdino Rocha por algum tempo, nos anos 1920 e em 1931, foi renomeada com a denominação original, que existia devido à fazenda do mesmo nome. Em 1952, chegou a eletrificação. Em 2007, estava servindo como depósito da Escola de Samba Unidos da Ponte.
(Fontes: Luiz Claudio Vieira Lopes; José A. de Vasconcellos; Carlos Latuff; Anderson Souza; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de São Mateus, em 08/2003. Foto Carlos Latuff

A estação de São Mateus, em 08/2003. Foto Carlos Latuff

Casa de turma ao lado da estação de São Mateus, em 08/2003. Foto Carlos Latuff

Casa de turma construída em 1913, ao lado da estação de São Mateus, em 08/2003. Foto Carlos Latuff

A estação em 2007. Foto Anderson Souza
 
     
Atualização: 22.03.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.