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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Amaral
Carlos Sampaio
Aljezur
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil (1903-c. 1965)
E. F. Leopoldina (c. 1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
CARLOS SAMPAIO
Município de Nova Iguaçu, RJ
Linha Auxiliar - km 47,819 (1928)   RJ-1270
Altitude: 49 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: provavelmente demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Carlos Sampaio foi aberta com a linha da Melhoramentos, em 1898. O nome adotado era de um presidente interino da E. F. Melhoramentos, em 1897, Carlos Cezar de Oliveira Sampaio.

Passou a fazer parte da Linha Auxiliar da Central em 1903.

Em 1928, estava projetada uma linha de transporte de gado que saía da Linha Auxiliar em Carlos Sampaio, cruzava a Linha do Centro em Austin e chegava até o ramal de Mangaratiba, ao lado da estação de Santa Cruz: "Para facilidade da conducção do gado, está em construcção uma linha que de Carlos Sampaio, na Auxiliar, passa por Austin e vae a Santa Cruz na linha de Angra, linha esta que serve ao Matadouro da cidade do Rio de Janeiro. Em Austin serão feitas installações apropriadas para depósito e lavagem de vagões série H. A linha será de bitola mista." Essa linha acabou sendo construída, mas funcionou por poucos anos, até a década de 1940.

Pouco mais de quatro quilômetros à frente, no sentido da estação seguinte, Aljezur, a antiga linha Auxiliar (e hoje a linha Japeri-Arará) cruza o rio do Ouro, que abastece o Rio de Janeiro desde 1888 e que deu origem à E. F. Rio do Ouro.

Depois, com a supressão do trecho entre Costa Barros e Japeri para trens de subúrbios e de passageiros de longo percurso, a estação foi fechada. Consta que teria sido demolida.

1920
AO LADO:
Descarrilamento de trem de suburbio próximo à estação (O Estado de São Paulo, 6/3/1920).

1921
AO LADO:
Descarrilamento de trem de carga (O Estado de São Paulo, 31/3/1921).

     
     
     
     
Atualização: 15.09.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.