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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Comendador Soares
Austin
Queimados
...
Cruzamento com o ramal de Austin:
Carlos Sampaio
Austin
Cabuçu
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Central do Brasil (1896-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-)
AUSTIN
Município de Nova Iguaçu, RJ
Linha do Centro - km 44,503 (1928)   RJ-0039
Altitude: 42 m   Inauguração: 17.09.1896
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Austin foi inaugurada em 1896.

Em 1928, estava projetada uma linha de transporte de gado que saía da Linha Auxiliar, cruzava a Linha do Centro em Austin e chegava até o ramal de Mangaratiba, ao lado da estação de Santa Cruz:

"Para facilidade da conducção do gado, está em construcção uma linha que de Carlos Sampaio, na Auxiliar, passa por Austin e vae a Santa Cruz na linha de Angra, linha esta que serve ao Matadouro da cidade do Rio de Janeiro. Em Austin serão feitas installações apropriadas para depósito e lavagem de vagões série H. A linha será de bitola mista."

Essa linha foi aberta logo depois, e funcionou até os anos 1960. "Existem ainda hoje vestígios dessa linha, como pontes, mas seus trilhos foram removidos e o espaço ocupado. Por Austin passou a Estrada Real, pela qual era transportado o gado vindo até mesmo do Piauí, através de Minas Gerais. Quando crianças, cantávamos uma música que dizia. 'O meu boi morreu, que será de mim, manda buscar outro, oh leninha, lá no Piauí" (Claudio Pacheco, 2003).

A estação de Austin hoje serve aos trens metropolitanos da Supervias, e é uma das poucas que ainda mantém seu aspecto original entre as estações que atendem aos trens metropolitanos. O prédio antigo e provavelmente original da estação foi mantido embora tenha havido o aumento das plataformas e colocação de modernas passarelas.








1925

AO LADO: O agente da estação de Queimados noticia a Central do Brasil sobre vistoria em Austin (O Estado de S. Paulo, 27/8/1925).








1931

AO LADO: Descarrilamento proximo a Austin (O Estado de S. Paulo, 27/1/1931).








1934

AO LADO: Mais um descarrilamento em Austin (O Estado de S. Paulo, 6/3/1934).








1942

AO LADO: Obra junto a Austin melhora declividade do trecho (O Estado de S. Paulo, 13/8/1942).


ACIMA: Na noite de 30 de julho de 2007, na ponta da plataforma de Austin dois trens se chocaram: um estava manobrando na estação. Oito mortos e mais de cem feridos, infelizmente (Foto Carlos Latuff).

(Fontes:Claudio Pacheco; José Emilio Buzelin; Orlando Barbosa; Carlos Latuff; O Estado de S. Paulo, 1925; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Jornal de Hoje, Nova Iguaçu, RJ)
     

Ao fundo à direita, a estação de Austin, em julho de 1983. Foto José Emilio Buzelin

Ao fundo à direita, a estação de Austin, em julho de 1983. Foto José Emilio Buzelin

A estação em 1996. Foto cedida por Orlando Barbosa, publicada no Jornal de Hoje, de Nova Iguaçu, RJ

A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff

A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff

A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff

A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff

A estação em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff
 
     
Atualização: 07.07.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.