A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Jacarezinho
Cesario Machado
Maria da Graça
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1895-?)
CESARIO MACHADO
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km -   RJ-4686
Altitude: -   Inauguração: 01.11.1895
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 

A ESTAÇÃO: A parada de Cesario Machado foi inaugurada em 1895 (cf. Horario dos Trens de Suburbios da E. F. Melhoramentos do Brasil, publicado pelo jornal Gazeta da Tarde do Rio de Janeiro em 1/11/1895).

Não encontrei qualquer outra citação desta parada, exceto o horário de 1895 citado acima e o mapa abaixo, que, embora sem data, parece ser dessa época. Reparar no aspecto a volta da linha e da posição da estação. Em 1886 esta estação ainda existia (cf. Relatorio para o ano de 1896 do Ministerio da Viação, Industria e Obras Publicas, apresentado em maio de 1897).

No horário dos trens da linha de 1898 esta estação não era mais citada. Não sei a data da desativação desta estação.

Ela ficava entre as atuais estações de Vieira Fazenda e da já desativada Maria da Graça.
.

ACIMA: Localização da estação (cessão Carlos Alberto Ramos - data desconhecida). ABAIXO: Restos da antiga estação em 2011 (Fotos Carlos Alberto Ramos).


(Fontes: Carlos Alberto Ramos; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

Antiga plataforma da estação. Foto Carlos Alberto Ramos em 2011
 
     
     
Atualização: 19.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.