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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Heredia de Sá
Jacarezinho
Maria da Graça
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1908-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
Supervia (1996-2011)
JACAREZINHO
(antiga VIEIRA FAZENDA)

Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km 6,280 (1928)   RJ-1300
E. F. Rio do Ouro - 5,4 (1938)   Inauguração: 15.02.1908
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Vieira Fazenda foi inaugurada em 1908. O nome de Jacarezinho veio recentemente, substituindo o antigo. É nesta estação que a linha Auxiliar original se encontra com a linha que a liga à estação Dom Pedro II, passando pela estação de

ACIMA: Foto da estação de Vieira Fazenda em 1959. Repare que não há cobertura. A foto está voltada para o sentido de Herédia de Sá, que provavelmente ainda existia na época, e de costas para Maria da Graça. Foto de 1959 (Agência O Globo - Texto escrito e enviado por Adenilson M. Souza).
Triagem
. Entre Jacarezinho e o seu início original, na estação de Alfredo Maia, a linha da Auxiliar está hoje parcialmente ainda existente, mas coberta por terra no meio de uma imensa favela. Até meados dos anos 1960, serviu também como estação da E. F. Rio do Ouro, encampada no final dos anos 1920 pela E. F. Central do Brasil.
(Fontes: Carlos Latuff; Adenilson M. Souza; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Estrada de Ferro Central do Brasil, 2o volume, Imprensa Nacional, 1902; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Na plataforma da estação de Jacarezinho, o trem e a placa de indicação mostrando a estação anterior (Central/Dom Pedro II) e Del Castilho, a posterior. Não mostra Triagem. Foto Carlos Latuff
 
     
     
Atualização: 15.01.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.