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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Maria da Graça
Del Castilho
Monhangaba
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2006
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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil (1908-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-)
DEL CASTILHO
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km 7,966 (1928)
  RJ-1263
Altitude: 15 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Del Castilho, inaugurada em 1898, foi uma das originais da E. F. Melhoramentos.

Havia outra estação com o mesmo nome, da E. F. Rio D'Ouro, muito próxima a esta, e que hoje tem no seu lugar a estação de Del Castilho da linha 2 do metrô. Assim como esta outra estação, ficava junto à fábrica de tecidos Nova América, que começou a operar em 1924 e que, depois de desativada em 1991, teve o prédio adaptado para um shopping center.

Hoje e já há muito tempo a estação de Del Castilho da antiga linha auxiliar transformou-se numa estação de trens metropolitanos, hoje operada pela Supervias.

1925
AO LADO: Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 8/3/1925).


ACIMA: Dois trens metropolitanos da Supervia na plataforma de Del Castilho em 2010 (Foto Vagner Costa). ABAIXO: Acidente na estação de Del Castilho em 1927 (A Careta, 6/8/1927).
(Fontes: Carlos Latuff; Vagner Costa; A Careta, 1927; Diario de Noticias, 1952; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicações, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Del Castilho, sem data. Autor desconhecido

A estação em 1952, descrita como "bem pobre e abandonada". Diario de Noticias, 19/4/1952

A estação de Del Castilho, em 08/2003. Foto Carlos Latuff
     
     
Atualização: 02.12.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.