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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Del Castilho
Monhangaba
Cintra Vidal
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Central do Brasil (n/d-n/d)
MONHANGABA
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km 9,400 (1928)
  RJ-1453
    Inauguração: n/d
Uso atual: estação desativada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Monhangaba, sem data de inauguração conhecida, chamava-se, em 1928, Chave Zieze. Encontrei poucas referências a ela, não era citada nos Guias Levi; a obra de Hélio Suevo Rodrigues, A Formação das Estradas de Ferro do Rio de Janeiro, Memória do Trem, 2004, a cita, mas sem detalhes. Aparentemente foi desativada há muito, muito tempo. O fato é que hoje não funciona como estação de trens metropolitanos. "Existe uma estação de nome Wal-Mart no trecho entre Cintra Vidal e Del Castilho, na Linha Auxiliar, possivelmente próximo à antiga Estação Monhangaba. Essa estação não sei se a Supervia faz paradas nela,

ACIMA: Mapa da primeira metade do sévlo XX que mostra o ramal da Fábrica (quase no centro da foto), mas não identifica fábrice de que. Não é mostrada estação no entroncamento do ramal ou próximo, nem Monhangaba, nem Chave Zieze. ABAIXO: Mapa mais recente, talvez dos anos 1960 ou 1970, mostra o ramal, descendo da linha Auxiliar até a linha do Centro da Central. A fábrica ainda existiria? Alguma coisa havia ali na época, pois era ligado por ramal férreo às duas ferrovias. A localização de Monhangaba nmo mapa foi adicionada posteriormente por via computadorizada (Mapas do acervo Carlos Alberto Ramos).
mas foi construída por volta de 2000, junto com o hipermercado vizinho, próximo à Rua Fernão Cardim, nos fundos do Norte Shopping
" (Sergio Telles, 07/2005). "A Supervia ressuscitou essa estação, mas até hoje está sem uso. Dessa estação, partia uma linha que chegava às oficinas de Engenho de Dentro e logo depois as linhas da EFCB. A foto (abaixo) está assim porque eu a fiz de dentro do carro, na Linha Amarela" (Anderson, 2007). Já outras fontes dizem que o que saía da estação não era uma linha para as oficinas, mas sim para a Fábrica (ramal da Fábrica). A fábrica era da Manufatura Nacional de Porcelanas.
(Fontes: Sergio Telles; Carlos Alberto Ramos; Anderson _; Guilherme Peres; IPAHB; Hélio Suevo Rodrigues: A Formação das Estradas de Ferro do Rio de Janeiro, Memória do Trem, 2004; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação (azul escuro), ao centro da foto, à direita da avenida, em foto de 2007. Foto Anderson

Estação de Wal-Mart, sem uso hoje. Foto de 2012, por Carlos Alberto Ramos
 
     
     
Atualização: 03.10.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.