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VXY Mogiana em MG
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Engenheiro Leal
Eduardo Araújo
Magno
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1908-1928)
EDUARDO ARAÚJO
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km 15,458 (1928)   RJ-1454
Altitude: -   Inauguração: 15.02.1908
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Eduardo Araújo, cujo nome era o dono das terras doadas para a passagem da linha naquele local, foi inaugurada em 1908.

Foi desativada em 1928 - segundo Max Vasconcellos - e no mesmo ano já estava abandonada, sem motivo determinado.

"Nessa semana, encontrei um velhinho de 80 anos no ônibus que ia para o centro do Rio, e conversamos muito. Ele é morador do bairro de Cavalcanti, que também tem uma estação da antiga linha Auxiliar, e ele tem 80 anos de muita energia e disposição. Ele confirmou o lugar de onde eu suspeitava do local da estação Eduardo Araújo. Não há mais nenhum vestígio de estação, mas as casas, os botequins, a rua larga e o lugar ao redor são típicas de estações de subúrbio. Próximo a ela, existe uma igreja quase centenária chamada Santo Sepulcro. O muro branco ao fundo era o local da estação. Ela não teria sido uma estação, teria sido somente uma parada, só teria uma plataforma. Foi desativada com a chegada do trem elétrico à Linha Auxiliar. O trem elétrico é muito alto e a plataforma é muito baixa. Isso quer dizer que ela não talves não tenha sido desativada em 1928 e sim um pouco depois da eletrificação da linha" (Anderson Nascimento, 11/2007).

ACIMA: Mapa da linha em 1911, quando a estação ainda existia (Cessão Carlos Alberto Ramos). ABAIXO: Ao fundo, o muro branco do qual fala Anderson no texto, onde estaria localizada a plataforma e a estação desativada há 80 anos (Foto Anderson Nascimento, novembro de 2007).


ACIMA: No mapa recente do Rio de Janeiro, bairro de Cascadura, são mostrados os locais das extintas estações de Eduardo Araújo e das duas de Engenheiro Leal, todas bem próximas entre si (Guia do Rio de Janeiro). ABAIXO: Vista aérea do antigo local da estação (Carlos Alberto Ramos).

(Fontes: Carlos Alberto Ramos; Marcelo Almirante; Anderson Nascimento; Max Vasconcellos, 1928)
     

Local e posição da antiga estação. Foto Carlos Alberto Ramos
   
     
     
Atualização: 16.02.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.