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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Arcádia
Engenheiro Adel
Monte Líbano
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
ENGENHEIRO ADEL
(antiga MONTE SINAI)
Município de Miguel Pereira, RJ
Linha Auxiliar - km 96,731 (1928)   RJ-3799
Altitude: 255 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Monte Sinai foi inaugurada em 1898.

O nome original, o mesmo da fazenda, foi mudado para o atual - Engenheiro Adel - nos anos 1940.

A estação foi demolida.

"Seguindo adiante a partir da estação de Arcádia, seguindo pela linha coberta de barrancos e mato, encontrei uma casa de turma. De acordo com seu morador, o senhor Gilson, funcionário aposentado da RFFSA, a inscrição apagada no alto da casa dizia "E.F.C.B, via permamente, 4a turma". Ele me contou também que as paradas de Engenheiro Adel e Monte Líbano foram postas abaixo, e em seu lugar agora existem apenas a vegetação e os carrapatos" (Carlos Latuff, 07/2007).

AO LADO: Queda de barreira descarrila locomotiva em 1938 (O Estadod e S. Paulo, 15/11/1938).

ACIMA: É realmente impressionante como o abandono da região onde estava a Parada Engenheiro Adel modificou a paisagem . Mato e árvores mortas onde eram o leito e a estação. Uma estrutura de ferro que se supõe ter sido da construção permanece ali como um monumento à incompetencia dos responsáveis pelo transporte no Brasil (Foto Nelson Mendonça, 2007).

(Fontes: Eduardo Moreira; Nelson Mendonça; Carlos Latuff; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Antiga casa de turma próxima a Engenheiro Adel, em 07/2007. Foto Carlos Latuff

Plataforma da estação de Eng. Adel, em 2014. Foto Eduardo Moreira
 
     
     
Atualização: 20.04.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.