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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Vera Cruz
Francisco Fragoso
Governador Portela
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
FRANCISCO FRAGOSO
(antiga CONRADO NIEMEYER)
Município de Miguel Pereira, RJ
Linha Auxiliar - km 106,327 (1928)   RJ-3801
Altitude: 499 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: demolida em 2000   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Francisco Fragoso foi aberta em 1898, com a linha. Seu nome original foi Conrado Niemeyer, nome que foi substituído pelo atual antes de 1928 (data ignorada). Este último nome foi, então, passado para a estação de Sertão, no km 86,776, logo acima da atual Japeri.

No final dos anos 1940 (em alguma data entre agosto de 1948 e julho de 1950), a estação teve o nome modificado para o de Francisco Fragoso. O nome original de Conrado Niemeyer passou para a estação de Sertão (km 86,776 na mesma linha). O porquê de se trocar nomes, confundindo passageiros e, mais tarde, historiadores, não se sabe.

Foi demolida em 2000 e em seu lugar construída uma estação de tratamento da CEDAE. Não sobrou nada da estação.


ACIMA: Desastre sem vítimas de trem cargueiro na estação ainda com o nome de Conrado Niemeyer em 1930 (Folha da Manhã, 12/8/1930).



1931
À ESQUERDA:
Queda de barreira na então estação chamada de Conrado Niemeyer e, curiosamente, outra queda na estação de Sertão, que mais tarde se chamaria Conrado (Conrado Niemeyer). Confuso, realmente (O Estado de S. Paulo, 13/11/1931)..



1933
À ESQUERDA:
Acidente próximo à estação (O Estado de S. Paulo, 18/5/1933)..
(Fontes: Lucio Fernandes; Charles Tamas Cruz; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1996. Foto Lucio Fernandes

A estação em 1999. Foto Lucio Fernandes
 
     
     
Atualização: 12.05.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.