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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Vera Cruz
Francisco Fragoso
Governador Portela
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
FRANCISCO FRAGOSO
(antiga CONRADO NIEMEYER)
Município de Miguel Pereira, RJ
Linha Auxiliar - km 106,327 (1928)   RJ-3801
Altitude: 499 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: demolida em 2000   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Francisco Fragoso foi aberta em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) considera a mesma data de abertura. Max Vasconcelos (1928) coloca a abertura como sendo em 1903.

Seu nome original foi Conrado Niemeyer, nome que foi substituído pelo atual entre os anos de 1948 e 1951 (data exata ignorada; cf. Guias Levi disponíveis dessa época). Este último nome foi, então, passado para a estação de Sertão, no km 86,776, logo acima da atual Japeri. O porquê de se trocar nomes de estações na mesma via férrea, confundindo passageiros e, mais tarde, historiadores, não se sabe.

Foi demolida em 2000 e em seu lugar construída uma estação de tratamento da CEDAE. Não sobrou nada da estação.


ACIMA: Desastre sem vítimas de trem cargueiro na estação ainda com o nome de Conrado Niemeyer em 1930 (Folha da Manhã, 12/8/1930).

1931
À ESQUERDA:
Queda de barreira na então estação chamada de Conrado Niemeyer e, curiosamente, outra queda na estação de Sertão, que mais tarde se chamaria Conrado (Conrado Niemeyer). Confuso, realmente (O Estado de S. Paulo, 13/11/1931)..

1933
À ESQUERDA:
Acidente próximo à estação (O Estado de S. Paulo, 18/5/1933)..
(Fontes: Lucio Fernandes; Charles Tamas Cruz; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1996. Foto Lucio Fernandes

A estação em 1999. Foto Lucio Fernandes
 
     
     
Atualização: 15.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.