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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Monte Líbano
Vera Cruz
Francisco Fragoso
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
VERA CRUZ
Município de Miguel Pereira, RJ
Linha Auxiliar - km 102,424 (1928)   RJ-1307
Altitude: 398 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: moradia (2007)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Vera Cruz foi aberta em 1898, com a linha. Ficava em terras e atendia à fazenda do mesmo nome (cuja sede ainda em pé e bem conservada), da família Werneck, estabelecida no início dos anos 1700 e deu origem ao municíoi, mais tarde, do município de Miguel Pereira.

Em 1991, ainda havia uma pequena fonte ao lado da estação, onde os ferroviários costumavam criar peixes. Trens ainda passavam e era possível tomá-los ali para subir e descer a serra.

Em 2007 ainda estava de pé servindo como moradia. Já há muitos anos, trens, nem pensar.









1927
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 7/3/1927).

ACIMA: Trem de passageiros em Vera Cruz, provavelmente anos 1970 (Foto Ivan Heringer).

(Fontes: Ivan Heringer; Carlos Latuff; Jorge Alves Ferreira; Nesir__;Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Dona Nesir posa em frente à estação em 1991. Ao fundo, carro de madeira que ainda passava pela linha na época. Acervo Nesir, Vera Cruz

O filho de Dona Nesir posa na plataforma da estação nos anos 1990. Acervo Nesir, Vera Cruz

A estação de Vera Cruz, em 2001. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação de Vera Cruz, em 2001. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em bico-de-pena, como era em julho de 2007. Desenho Carlos Latuff
 
     
Atualização: 17.05.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.