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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Rocha Miranda
Honório Gurgel
Barros Filho
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Entroncamento com o ramal de Deodoro: Deodoro
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Melhoramentos (1895-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-)
HONÓRIO GURGEL
(antiga MUNGUENGUÊ)
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km 19,521 (1928)   RJ-1301
Altitude: 13 m   Inauguração: 01.11.1895
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Honório Gurgel foi inaugurada em 1895, com o nome de Honorio Gurgel; Em 1898, no entanto, já se chamava Munguenguê, nome de um rio próximo.

Max Vasconcellos (1928) cita a data de sua inauguração como sendo 17/03/1905. O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, cita essa mesma data como a de abertura da estação.

Dali a linha seguia para a estação de Sapopemba (depois Deodoro), na linha do Centro da EFCB. De lá o trem retornava para Mangueira, estação da EFCB mas que tembém passou a ser ponto de partida para a Melhoramentos.

Em 1908, a estação já tinha voltado a se chamar Honorio Gurgel, que homenageava um antigo intendente do município do Rio de Janeiro.

Por muito tempo a linha próxima à estação costeou a Fazenda Boa Esperança. Nesta foi mais tarde construído um loteamento da Companhia Suburbana de Terrenos e Construções (Max Vasconcellos, 1935).

Nessa estação havia um entroncamento com a linha do ramal de Deodoro. Essa linha tem 3 quilômetros e originalmente foi construída pela Melhoramentos.

Também passavam por ela em 2019 algumas vezes cargueiros da MRS - além dos trens metropolitanos da Supervia - que ali manobram.

"A linha do canto, além de servir à Supervia, acessa a ligação com Deodoro e por ela a fábrica de cimento Holcim. A manobra da MRS é muito interessante: A composição deixa os vagões na estação de Rocha Miranda na linha do canto, acessada por um desvio entre HG e ela, desengata, anda +- 2 Km até a próxima (Mercadão de Madureira) onde passa atrás do shopping de Madureira, Lá há uma passagem de pedestres antes da MM e entre as duas a agulha do desvio próximo à curva. Volta pela linha do meio até HG e reengata nos vagões por trás e leva para a fábrica. A saída de vagões é semelhante" (Gustavo Santoro, 12/2006).

1920
AO LADO: Assalto na estação (O Estado de S. Paulo, 18/5/1920).

1932
AO LADO: Assalto na estação (O Estado de S. Paulo, 13/2/1932).

ACIMA: Localização das estações de Honorio Gurgel e de Rocha Miranda na linha Auxiliar nos anos 1960 - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER ÁREA MAIOR (Guia Levi).

(Fontes: Gustavo Santoro; Carlos Latuff; Wanderley Duck; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928)
     

A estação antiga, foto sem data, cedida por Wanderley Duck

A estação em 08/2003. Foto Carlos Latuff

A estação em 2007. Foto Anderson
     
     
Atualização: 02.07.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.