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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Rocha Miranda
Honório Gurgel
Barros Filho
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Entroncamento com o ramal de Deodoro: Deodoro
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1905-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-)
HONÓRIO GURGEL
(antiga MUNGUENGUE)
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km 19,521 (1928)   RJ-1301
Altitude: 13 m   Inauguração: 17.03.1905
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Honório Gurgel foi inaugurada em 1905, com o nome de Munguenguê, nome de um rio próximo.

O nome atual, existente desde pelo menos os anos 1920, homenageia um antigo intendente do município do Rio de Janeiro. Por muito tempo a linha próxima à estação costeou a Fazenda Boa Esperança. Nesta foi mais tarde construído um loteamento da Companhia Suburbana de Terrenos e Construções (Max Vasconcellos, 1935).

Nessa estação há um entroncamento com as linhas do ramal de Deodoro. Essa linha tem 3 quilômetros.

Também passam por ela algumas vezes cargueiros da MRS - além dos trens metropolitanos da Supervia - que ali manobram.

"A linha do canto, além de servir à Supervia, acessa a ligação com Deodoro e por ela a fábrica de cimento Holcim. A manobra da MRS é muito interessante: A composição deixa os vagões na estação de Rocha Miranda na linha do canto, acessada por um desvio entre HG e ela, desengata, anda +- 2 Km até a próxima (Mercadão de Madureira) onde passa atrás do shopping de Madureira lá há uma passagem de pedestres antes da MM e entre as duas a agulha do desvio próximo a curva. Volta pela linha do meio até HG e reengata nos vagões por trás e leva para a fábrica. A saída de vagões é semelhante" (Gustavo Santoro, 12/2006).

1920
AO LADO: Assalto na estação (O Estado de S. Paulo, 18/5/1920).

1932
AO LADO: Assalto na estação (O Estado de S. Paulo, 13/2/1932).
(Fontes: Gustavo Santoro; Carlos Latuff; Wanderley Duck; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928)
     

A estação antiga, foto sem data, cedida por Wanderley Duck

A estação em 08/2003. Foto Carlos Latuff

A estação em 2007. Foto Anderson
     
     
Atualização: 12.01.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.