A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Turiassu
Rocha Miranda
Honório Gurgel
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1905-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-)
ROCHA MIRANDA (antiga SAPÉ)
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km 18,703 (1928)   RJ-1317
Altitude: 13 m   Inauguração: 17.03.1905
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1977
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada em 1905, com o nome de Sapé, cf. jornal "Aconteceu", no site da ANTP Cultural. O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, cita essa mesma data como a de abertura da estação.

Segundo Max Vasconcellos (1928). porém, a data de inauguração teria sido no ano de 1911.

Em horários da ferrovia em jornais, nos anos de 1895, 1898, 1904 e 1908, não encontrei o nome da parada.

O nome de Rocha Miranda veio mais tarde, no início da década de 1930, com a construção de um prédio para a antiga parada Sapé.

O prédio atual da estação foi inaugurado em outubro de 1977.


ACIMA: Localização das estações de Honorio Gurgel e de Rocha Miranda na linha Auxiliar nos anos 1960 - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER ÁREA MAIOR (Guia Levi).

(Fontes: Carlos Latuff; Correio da Manhã, 1925; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; site da ANTP)
     

A estação de Sapé em 1925 (jornal Correio da Manhã)

A estação em 08/2003. Foto Carlos Latuff
 
     
     
Atualização: 02.07.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.