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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Turiassu
Rocha Miranda
Honório Gurgel
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1911-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-)
ROCHA MIRANDA (antiga SAPÉ)
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km 18,703 (1928)   RJ-1317
Altitude: 13 m   Inauguração: 1911
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1977
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada em 1911, com o nome de Sapé, segundo Max Vasconcellos. O "Aconteceu", no site da ANTP Cultural, dá a data de inauguração como sendo 17 de março de 1905.

O nome de Rocha Miranda veio mais tarde, no final da década de 1920, com a construção de um prédio para a parada Sapé.

O prédio da estação atual foi inaugurado em outubro de 1977.

(Fontes: Carlos Latuff; Correio da Manhã, 1925; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; site da ANTP)
     

A estação de Sapé em 1925 (jornal Correio da Manhã)

A estação em 08/2003. Foto Carlos Latuff
 
     
     
Atualização: 16.02.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.