A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Botais
Paes Leme
Mangueiras
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Central do Brasil (1919-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
PAES LEME
Município de
Linha Auxiliar - km 80,390 (1928)   RJ-2333
Altitude: 47 m   Inauguração: 1919
Uso atual: moradia (2007)   com(?) trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Paes Leme foi aberta em 1903. Seu nome derivou de Fernão Paes Leme, dono da fazenda Santana, situada próxima à estação de Mario Bello, na linha do Centro, fazenda por onde a linha Auxiliar veio a passar. uma fazenda nas proximidades.

Segundo Max Vasconcellos, desta estação podia-se vislumbrar um trecho de quatro quilômetros do ramal de Jacutinga, que partia mais à frente, em Governador Portela.

Depois, com o abandono do trecho na serra, nos anos 1990, a estação foi fechada.

"Atualmente serve de residência para duas famílias que ocupam a estação e uma casa de turma ao lado. A estação está bem conservada. As telhas são originais, de fabricação francesa. É possível ver duas linhas, uma que atendia a uma fazenda proxima (1) e outra que seguia rumo a Miguel Pereira (2). A linha em frente às casas é mantida com trilhos pelos moradores, mas de resto tudo já foi saqueado. Num incidente, uma quadrilha se passando por funcionários da RFFSA, chegou a utilizar alí caminhões para roubar trilhos" (Carlos Latuff, 07/2007).

1941
AO LADO:
Acidente próximo à estação (O Estado de São Paulo, 3/3/1941).

ACIMA: A estação em 1994. Olhando para os trilhos, percebe-se que trens pouco passavam por ali (Foto Lucio Fernandes).

ACIMA: Restos da linha que seguia para a fazenda próxima, citada por Carlos Latuff, abaixo (Foto Carlos Latuff em julho de 2007).

(Fontes: Lucio Fernandes; Carlos Latuff; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1994. Foto Lucio Fernandes

A estação de Paes Leme em 07/2007. Foto Carlos Latuff

Trilhos da linha Auxiliar que seguem da estação em 07/2007, com uma cerca de arame à frente. Foto Carlos Latuff

Da janela, a vista das palmeiras imperiais ao longe. Foto Carlos Latuff em 07/2007

A estação de Paes Leme em 07/2007. Foto Carlos Latuff

A estação de Paes Leme em 07/2007. Foto Carlos Latuff
     
Atualização: 09.09.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.