A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Anta
Sapucaia
Benjamim Constant
...

...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2011
...
 
E. F. Dom Pedro II (1871-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1960)
E. F. Leopoldina (1960-1975)
RFFSA (1975-1996)
SAPUCAIA
Município de Sapucaia, RJ
Linha Auxiliar - km 212,375 (1928)   MG-1315
Altitude: 214 m   Inauguração: 20.01.1871
Uso atual: museu (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Sapucaia foi inaugurada em 1871 pela E. F. Dom Pedro II no ramal de Porto Novo, reduzido em 1911 a bitola métrica e incorporado à Linha Auxiliar da EFCB.

A estação é a última em território do Estado do Rio de Janeiro, antes de a linha cruzar novamente o rio Paraíba e retornar a Minas Gerais.

Depois de anos em quase-ruína total , a estação foi reformada e estava servindo como museu (ou centro cultural, como afirmam outros) em 2015.

ACIMA: Reportagem sobre a inauguração da estação de Sapucaia em 1871 (Diario de Noticias, 24/1/1871). ABAIXO: O trem da Leopoldina passa pelas ruas de Sapucaia em 1974 (Foto Hugo Caramuru).

(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Adinalzir Pereira; Elisa Rosa; Nilson Rodrigues; Salles Filho; Hugo Caramuru; Jorge Alves Ferreira; Leonardo Bloomfield; William I. Martins; Amadeu M. Gomes; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - R. M. Giesbrecht)
     

Em 1989, a estação estava em ruínas, depois de desativada no início dos anos 1980. Foto Adinalzir Pereira e Elisa Rosa

A estação já reformada, em 02/2000. Foto Nilson Rodrigues

A estação em 30/12/2001. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação de Sapucaia, em 08/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação de Sapucaia, em 08/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação de Sapucaia, em 08/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação de Sapucaia, em 08/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação de Sapucaia, em 08/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em 2004. Foto William I. Martins

A estação em 06/2005. Foto Leonardo Bloomfield

A estação e suas plataformas, em janeiro de 2008. Foto Amadeu M. Gomes

A estação e suas plataformas, em janeiro de 2008. Foto Amadeu M. Gomes


A estação e suas plataformas, em janeiro de 2008. Foto Amadeu M. Gomes

A estação em agosto de 2013. Foto Nilson Rodrigues

A estação em 12/2015. Foto Salles Filho
     
Atualização: 20.04.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.